sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A Tentação de Jesus (Mateus 4:1-11)

Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC
Link do PowerPoint - https://goo.gl/j9mJhs



Objetivo do Professor: Que a criança salva cite a Palavra de Deus, resistindo a Satanás quando tentada a agir errado.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus usará a Sua Palavra para ajudá-lo a resistir à tentação.

I. Introdução:

Quantos de vocês sabem citar versículos da Bíblia? (Deixe que as crianças citem os versículos que memorizaram.) E importante memorizar a Palavra de Deus porque o inimigo de Deus, o diabo, nos tenta a proceder mal. O que podemos fazer quando o diabo nos tenta? Se o Senhor Jesus é o seu Salvador, Deus usará a Sua Palavra para ajudá-lo a resistir à tentação. Jesus nos deu o exemplo de como usar a Palavra de Deus quando somos tentados.

II. Andamento
Depois de ser batizado, o Espírito de Deus levou Jesus imediatamente para o deserto para ser tentado (provado) pelo diabo (v. 1).

(No batismo de Jesus, Deus declarou que Ele era Seu Filho, Aquele que tinha enviado para salvar o mundo do pecado. Agora, sob a direção de Deus, Jesus seria tentado pelo diabo (o acusador ou caluniador). O diabo queria que o Senhor Jesus desobedecesse a Deus Pai. Era impossível para o Filho de Deus cometer pecado, mas Ele teve de suportar até que as provas se completassem. Durante a tentação, o Senhor Jesus mostrou novamente que Ele era exatamente Quem afirmava ser.)

A. As provas começaram depois de Jesus ter jejuado e estar com muita fome (v. 2).

B. Satanás desafiou o Senhor Jesus a transformar pedras em pão (v. 3).

O plano de Deus era para que Seu Filho, durante Seu tempo como homem, dependesse inteiramente do Pai (Hebreus 10:5-7). Satanás estava tentando persuadir Jesus a agir independentemente do Pai, desobedecendo à Sua vontade. Ele sugeriu que, se Jesus era o Filho de Deus, devia então demonstrar o Seu poder, satisfazendo Seu apetite, sem precisar da ajuda divina. O diabo talvez estivesse também querendo dizer que o Pai não estava cuidando do Filho.
Você sabia que se você é filho de Deus, o diabo vai também tentá-lo? Satanás odeia a Deus e aos filhos de Deus, Ele nos tenta, procurando constantemente-fazer-nos pecar, A Bíblia, diz... (veja I Pedro 5:8). Você pode pensar em algumas ocasiões em que o diabo tentou você? (Deixe que as crianças citem as suas tentações pessoais.) Não é pecado ser tentado, mas é pecado ceder às coisas erradas que Satanás quer que façamos. Se você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus usará a Sua Palavra para ajuda-lo a resistir à tentação. Resistir a Satanás significa dizer “Não” a ele e “Sim” a Deus. Você não precisa aceitar a tentação porque Deus vive em você. Satanás estava procurando fazer Jesus desobedecer ao Pai, ao tentá-lO a transformar as pedras em pão.

D. Jesus respondeu: “Não só de pão viverá o homem” (v. 4).

Jesus usou a Palavra de Deus para ensinar Satanás que é melhor para nós obedecermos a Deus e dependermos dEle para prover as nossas necessidades no tempo que Ele ache oportuno.
Jesus conhecia a. Palavra de Deus e citou-a. Se você é salvo, Deus usará a Sua Palavra para ajuda-lo a resistir à tentação. A Sua Palavra ensina a você o que é certo e errado. Deus lhe dá forças para dizer “Não" à tentação quando você faz uso da Sua Palavra. (Discuta duas ou três maneiras de como as crianças podem ser tentadas, e ensine versículos que possam ajudá-las a vencer. Exemplos: desobedecer às autoridades, I Pedro 2:13; roubar, Efésios 4:28; irar-se Colossenses 3:8). Jesus acreditava na Palavra de Deus e citou-a para Satanás.

E. Satanás levou Jesus ao ponto mais alto. do templo e O tentou a provar que era o Filho de Deus, induzindo-o que se atire dali (vv. 5,6).

Ao interpretar indevidamente o Salmo 91:11,12, Satanás estava incentivando Jesus a pôr à prova a promessa do Pai de modo errado. Se Jesus pulasse e nada sofresse, poderia então provar que era verdadeiramente o Filho de Deus. Jesus, assim como muitos outros Judeus conheciam a profecia de Malaquias 3:1, que falava de um tempo em que Messias apareceria subitamente no céu e iria para o templo. Se Jesus pulasse e Deus o protegesse, todos saberiam que Ele era o Messias. Mas este não era o plano de Deus.

O plano de Deus era que o Seu Filho morresse na cruz para resolver o problema do nos pecado. Ele devia receber o castigo pelos seus e os meus pecados, dando para isso o Seu sangue. Não ia ser fácil. Jesus teria de sofrer muita dor e vergonha para pagar pelos nossos pecados. Pregos seriam cravados em Suas mãos e pés; uma lança traspassaria o Seu lado; Ele seria açoitado. Só mediante o Seu sacrifício, os nossos pecados poderiam ser perdoados (Hebreus 9:22b). Ele morreria e voltaria novamente à vida Este era o plano de Deus para o Senhor Jesus, e Satanás queria arruiná-lo. Satanás estava insinuando que se Jesus pulasse, o povo o veria como o Messias, e Ele não teria de morrer na cruz.


F. Jesus lembrou a Satanás: “Não tentarás o Senhor teu Deus” (v. 7).












G. Satanás levou Jesus a um alto monte e ofereceu-lhe os reinos do mundo se Jesus o adorasse (vv. 8,9).

O Propósito supremo de Satanás é aqui revelado: Ele quer que Jesus o adore. Este teste é também um ataque ao plano de Deus – O Plano que Jesus reine sobre o mundo, como Rei dos reis. Satanás estava dizendo: “Eu posso realizar a vontade de Deus por você, neste momento. Por que esperar para receber o que é seu por direito? Tudo que você tem de fazer é adorar-me”.




H. Jesus resistiu a Satanás: “Ao Senhor teu Deus adorarás (v. 10)”.

Esta foi a terceira vez que Jesus disse “Não” a Satanás. A cada vez Ele usou a Palavra de Deus — versículos que aprendeu nela. A Bíblia diz que ela é “a espada do Espírito”. Quando sabemos versículos da Palavra de Deus e os citamos, o Espírito usa cada um como espada contra Satanás. A Palavra de Deus é tão poderosa que quando você fizer uso dela, o inimigo vai fugir de você (Tiago 4:7). Deus usará a Sua Palavra para ajudá-lo a resistir à tentação.


III. Clímax
Jesus resistiu a Satanás usando a Palavra de Deus o diabo finalmente O deixou.

A. Conclusão


Os anjos cuidaram de Jesus (v.11)










B. Apelo (Não Salvos)
Se você não recebeu Jesus como Salvador do pecado, não tem proteção contra Satanás. Satanás está agindo na sua vida para impedir que você confie em Jesus. A Bíblia diz... (veja João 5:24).

C. Desafio (Salvos)
Se você creu no Senhor Jesus como Salvador, Deus usará a Sua Palavra para ajudá-lo a resistir à tentação. A Palavra de Deus tem poder para livrar você do pecado. (Mencione circunstâncias em que as crianças podem ser tentadas esta semana.) A Palavra de Deus tem uma resposta para cada prova ou problema. É por isto que devemos aprender o máximo que pudermos sobre a Bíblia. Satanás é real. Ele está empenhado em nos fazer pecar. Nesta semana, quando Satanás tentar você a desobedecer a Deus, mostre a sua confiança na Palavra dEle, citando versículos relativos à tentação. Você pode Vencer Satanás, usando a poderosa Palavra de Deus. (Cite Tiago 4:7.) Na próxima semana compartilhe conosco como Deus ajudou você a resistir à tentação.


Atividade-Extra: Dê às crianças um cartão para marcar o versículo que usaram para resistir a Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário