domingo, 6 de agosto de 2017

OS DOZE DISCÍPULOS

OS DOZE DISCÍPULOS
(1975 – Child Evangelism Fellowship)

Por Patrícia Irwin
Desenhos de Som Butcher

Alvo da Lição

Ajudar cada criança a reconhecer que Deus tem um plano para sua vida, mostrando-lhe que ela deve escolher seguir esse plano.

Escrituras

Mateus 4:18-22; 9:9-13; 10:1-4; Marcos 1:16-20; 2:13-17; 3:13-19; Lucas 5:27-32; 6:12-16; João 1:35-51;14:1-26.

Versículo para Decorar

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos..." (João 15:16).

Ensinando o Versículo

No versículo que vamos decorar hoje, o Senhor Jesus está falando a um grupo de pessoas que tinham muito amor para com Ele. (Leia o versículo juntos.)

Essas pessoas deviam ter ficado admiradas ao ouvir o Senhor Jesus dizer: "Vocês não Me escolheram a Mim, foi Eu quem escolheu vocês". Assim, cada um deles ficou sabendo que, mesmo antes de conhecer o Senhor Jesus Cristo, Ele já o amava e tinha planos para fazê-lo seu embaixador. Vocês sabem o que é um embaixador de Jesus? É um mensageiro, mandado por Ele, para mostrar aos outros o Seu amor.

Jesus disse; "eu vos escolhi... e vos designei". Ele estava dizendo que escolheu cada um individualmente porque tinha um plano e um trabalho especial para aquela pessoa fazer. E o trabalho era ir e produzir frutos. Que Jesus queria dizer com esta palavra frutos? (Deixe que as crianças pensem um pouco. Explique que assim como o mamoeiro dar mamão, o fruto que o crente deve produzir é mais crentes – isto é, trazer outros a conhecerem ao Senhor Jesus como o seu Salvador.) Cada um deveria falar a respeito do Salvador, compartilhando com os demais o que sabia do Senhor Jesus e o que Jesus já tinha feito por ele pessoalmente.

(Faça perguntas para ver se as crianças estão entendendo)

O Senhor Jesus ainda fala estas mesmas palavras hoje, a cada um de nós, (Repita o versículo várias vezes, dividindo-o em três partes):

1) No fostes vós que me escolhestes a mim;
2) pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei;
3) para que vades e deis frutos...)

ANOTAÇÃO para o Professor:

Esta lição pode ser dividida em duas partes, ensinando a respeito de seis discípulos de cada vez.

Visuais

Separe os cartazes, colocando-os em ordem, 1 a 4. Depois, virando-os, os cartazes 5 a 8 estarão na ordem certa.

A própria lição sugere uma lição objetiva, usando areia, uma pedra e água.

Os nomes dos discípulos devem ser escritos no quadro negro/branco ou num cartaz, para facilitar a aprendizagem.

Carinhos Sugeridos de "Cânticos de Salvação para Crianças"

Vol. 1, nº43 - "Foram Doze Apóstolos" (Explique que os discípulos são também chamados "apóstolos".)
Vol. 1, nº92 - "Pescador de Homens"
Vol. III, nº42 - "Sem eu Conhece-lO"

Lição
Era cedo de manhã, e tudo estava em silêncio. O mar tão calmo, parecia um espelho!


Alguém estava andando junto ao mar. Era o Senhor Jesus Cristo, Talvez Ele andasse devagarzinho. Tinha passado a noite toda falando com Seu Pai, Deus, em oração. O Senhor Jesus precisava de doze homens para fazerem um trabalho especial para Ele. Para isto, os homens teriam de estar dispostos a colocá-LO em primeiro lugar nas suas vidas. Deveriam estar prontos para ir aonde Ele os levasse. Enfim, precisariam de entregar tudo para seguir a Jesus!

O Senhor Jesus pretendia ensinar e treinar estes doze homens, enquanto estivessem viajando com Ele de um lugar para outro. Vocês devem entender que, nesta altura, muitas pessoas já conheciam e amavam o Senhor Jesus, crendo nEle como o Salvador prometido, Mas, os doze homens que Jesus iria escolher seriam Seus discípulos mais chegados. Seriam conhecidos como apóstolos, o Jesus os mandaria como Seus mensageiros especiais ao mundo inteiro.

Vamos imaginar agora que um técnico esta escolhendo seu time para jogar numa competição internacional de futebol. Que tipo de jogadores vai incluir na seleção? Sim, aqueles que jogam muito bem. Não serão escolhidos aqueles que não sabem chutar a bola na direção certa, ou não têm capacidade para correr bem depressa. Agora, pensemos... Que tipo de homens o Senhor Jesus iria escolher para o Seu trabalho? Deviam ser homens muito inteligentes? Homens que sabiam fazer coisas importantes? Ricos? Bonitos? Muito simpáticos?

Sem dúvida, o Senhor Jesus estava muito pensativo. Conforme ia andando à beira mar, alguma coisa chamou-Lhe a atenção. Levantou os olhos.


Havia um barquinho de pesca junto á praia. No barco dois homens lançavam suas redes para pescar. Jesus os conhecia; já tinha estado com eles numa outra ocasião. Aquele que estava dando ordens chamava-se Simão Pedro (no lado direito). O outro era seu irmão, André.

André, que parecia mais sério, tinha encontrado Jesus primeiro. Havia muitas coisas que André não sabia fazer, mas uma coisa que ele fazia era falar aos outros a respeito do Senhor Jesus. Foi ele quem contou a seu irmão, Pedro, sobre Jesus e trouxe-o pessoalmente para conhecer o Senhor. Assim como André, você poderá falar aos seus amigos a respeito do Senhor Jesus. Poderá convidá-los para vir junto à Escola Dominical (ou Classe de Boas Novas), onde poderão aprender da Palavra de Deus, a Bíblia.

Simão Pedro era bem diferente do seu irmão, André. Pedro sabia fazer muitas coisas, mas ele não era muito firme naquilo que fazia. Pedro era como a areia da praia. Você já sentiu como é a areia, quando uma onda passa por cima dela? Não fica firme, muitas vezes é levada embora pela água. (Ilustre, usando água e areia.) Pedro queria fazer tudo direito, mas muitas vezes fracassava. Por isso, ficava desanimado e sentia-se culpado. O Senhor Jesus sabia perfeitamente como Pedro era, mas Ele queria modificar aquela vida. Queria tornar Pedro firme como uma rocha. (Jogue água por cima de uma pedra, mostrando como ela continua firme e não é levada embora, como no caso da areia.) Uma rocha permanece firme. Jesus reconhecia que Pedro poderia ser um bom líder e servi-LO de muitas maneiras. Se Pedro escolhesse obedecer ao Senhor Jesus e seguir-Lhe, poderia tornar-se firme como uma rocha e permanecer fiel no serviço que o Senhor Jesus estava planejando para ele.

Jesus aproximou-se dos dois. "Pedro, André, sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens" (Mat. 4:19). Os dois irmãos olharam para Jesus, deixaram suas redes dentro do barquinho e seguiram o Senhor O Senhor Jesus deveria ter dito "Muito obrigado" ao Seu Pai, ao ver a obediência dos dois pescadores. Eles agora seriam pescadores de homens - iriam trazer homens, mulheres, meninos e meninas ao Senhor Jesus. Tornaram-se os primeiros discípulos.

Os dois seguiam adiante, junto com o Senhor Jesus, quando seus pensamentos foram interrompidos ao ver três outros homens trabalhando dentro da água. Eram Tiago e João, com seu pai Zebedeu.


Jesus chamou-lhes: "Tiago, João, sigam-Me, e Eu os farei pescadores de homens". Eles também deixaram as redes, que estavam remendando, e seguiram a Jesus. Tiago e João tornaram-se o terceiro e quarto discípulos.

Estes dois irmãos também já conheciam ao Senhor Jesus Cristo (João 1:29). Sabiam que Ele tinha vindo de Deus e morreria pelo pecado de todos. Tiago e João bem sabiam que eles não eram bons, como Deus é. Eram pecadores, exatamente como você e eu somos. Você pode pensar em algumas coisas que já fez que Deus chama pecado? (De oportunidade para discussão). Foi porque nosso pecado nos separava de Deus que Ele, em Seu grande amor, mandou o Senhor Jesus para morrer em nosso lugar. Tiago e João sabiam que Deus os amava. E agora o Senhor Jesus os estava convidando para serem Seus discípulos.

Por que será que Jesus escolheu Tiago e João? Eles eram iguais a Pedro e André? Todos eram pescadores, mas fora disso eram bem diferentes. Jesus chamou Tiago e João de "filhos do trovão".

Tiago gostava de ser o primeiro. Talvez ficasse aborrecido quando não conseguia tudo que queria. Sempre que ele pretendia fazer uma coisa, queria acabar, logo. Mas, as vezes, outras pessoas o impediam de fazer o que queria. Se Tiago quisesse ser discípulo de Jesus, teria de aprender a confiar em Jesus para ter a vitória sobre a raiva.

João também tinha um gênio forte, mas, logo que começou a seguir a Jesus, foi se modificando. Ele chegou a ser uma pessoa meiga e bondosa. João confiava na Palavra de Deus e não duvidava das decisões do Senhor Jesus. Mais tarde foi conhecido como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 13:23; 19:26).

Vocês se lembram quem foi que levou Pedro a Jesus? Sim, e talvez tenha sido André quem também levou Filipe (João 1:43, 44). Sabemos que André falou com Filipe a respeito de Jesus. Com isso, Filipe lembrou-se de uma coisa que tinha lido na Palavra de Deus, onde Moisés tinha escrito no Velho Testamento que o Filho de Deus iria nascer como homem (João 1:45). Ao mesmo tempo, porém, Filipe tinha as suas dúvidas. "Jesus é aquele homem? Poderá Ele ser, realmente, o Filho de Deus?" Filipe queria conhecer a Jesus e fazer-lhe algumas perguntas. Somente assim poderia ter certeza, porque Filipe era o tipo de pessoa que precisava saber de todos os fatos antes de poder tomar uma decisão. Pois bem, ele encontrou o Senhor Jesus e reconheceu-O como o Filho de Deus, E Filipe tomou uma decisão: iria seguir a Jesus! Ele tornou-se o quinto discípulo.


Você sabe o que Filipe fez em seguida? Foi imediatamente procurar seu amigo, Bartolomeu (que às vezes era chamado Natanael). Filipe explicou a Bartolomeu quem era o Senhor Jesus e disse-lhe que Moisés e outros profetas do Velho Testamento tinham escrito a Seu respeito. Talvez Filipe dissesse a Bartolomeu: "Jesus nasceu em Belém e foi criado em Nazaré. Mas agora está viajando e ensinando o povo. E exatamente como está escrito no Velho Testamento.”

A pergunta de Bartolomeu a Filipe foi: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?" Nazaré era uma aldeia pequena, cercada de morros. Parecia a Natanael que nada de bom poderia vir de lá. Pensava que ele sabia tudo sobre Nazaré, mas estava errado em formar uma opinião de Jesus por causa da cidade onde tinha sido criado. O Senhor Jesus olhou para Bartolomeu e viu seu pecado de julgar os outros. Mas Jesus também sabia que Ele poderia mudar a vida de Bartolomeu. E Bartolomeu tomou uma decisão de seguir a Jesus, tornando-se o sexto discípulo.

Hoje, o Senhor Jesus está vendo você exatamente como você é, A Bíblia fala a respeito do problema que você tem, ou seja, o pecado: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). O pecado há de ser castigado (Ezequiel 18:20). Nenhum de nós é bom, como Deus é. Mas mesmo assim, Deus nos amou e mandou Seu Filho. O Senhor Jesus morreu na cruz por nós e voltou a viver, para que pudéssemos ser perdoados dos nossos pecados.

(A primeira parte da lição poderia terminar aqui, acrescentando um convite a aceitar Cristo como Salvador, assim como apresentamos no fim desta lição. Neste caso, o ensino sobre os outros seis discipulos poderá ser dado na aula seguinte.)

Foram só seis discípulos, que o Senhor Jesus escolheu? Não, Ele escolheu doze discípulos. Vamos ver o que poderemos descobrir sobre os outros.


Você encontraria o sétimo discípulo sentado junto à estrada, vendo as pessoas passarem. Devia ser um lugar sujo e poeirento, por causa do pó levantado pelos pés das pessoas que passavam. Talvez Mateus às vezes pensasse: "Aqui vem um homem. Talvez fale comigo. Espero que seja diferente desta vez". Não, o homem paga seu imposto e, com um olhar de ódio e desconfiança, continua seu caminho. O fato é que Mateus ganhava bastante dinheiro, cobrando impostos. Mas, uma vez que ele trabalhava para o governo Romano, que os judeus odiavam, ninguém queria ser seu amigo. Mateus devia ser um homem muito solitário.
Certo dia ele estava ali, junto à estrada, contando seu dinheiro. Foi quando viu o Senhor Jesus ensinando o povo. Talvez Mateus já O tivesse ouvido antes, em algum lugar. Talvez agora pensasse: "Será que esse homem será meu Amigo?" O Senhor Jesus viu o cobrador de impostos, e Ele bem sabia o que Mateus pensava. Jesus conhece o que você pensa também, sabe o que se passa no fundo de cada coração. Ele sabia que Mateus precisava de um Salvador e que devia confiar nEle. Então, disse ao cobrador de impostos: "Segue-me". E Mateus O seguiu. Sabem o que ele logo fez? Ofereceu um banquete a Jesus em sua casa e apresentou-O aos outros convidados. Logo depois, deixou seu lar e seu emprego para seguir o Senhor Jesus. Era o sétimo discípulo.


Tomé era o oitavo discípulo (o homem do lado esquerdo, em baixo). Você já" teve dúvidas a respeito de alguma coisa que alguém lhe dissesse? Tomé conhecido como um homem que duvidava. O Senhor Jesus sabia tudo a respeito desta dúvidas de Tomé, mas não lhe disse nada a respeito. Mesmo depois de seguir o Senhor Jesus durante muito tempo, Tomé ainda não tinha certeza de tudo. No dia em que o Senhor Jesus morreu na cruz, entregando Sua vida e Seu sangue pelos nossos pecados, Tomé com certeza estava por perto. E, quando o corpo do Senhor Jesus tinha sido colocado num túmulo por alguns amigos, Tomé estava muito triste mesmo! Queria ir para um lugar bem longe de todos para não falar com ninguém. Devia ter encontrado um lugar onde podia estar a sós.

Três dias depois, o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e apareceu aos discípulos, que estavam todos reunidos, menos Tomé. Quando Tomé ouviu esta notícia, achou difícil acreditar nela. Sentia não ter estado presente e agora não queria perder a próxima reunião dos discípulos. E quando o Senhor Jesus voltou novamente, Tomé O viu e acreditou. Todas as suas dúvidas desapareceram! Ele queria contar para todo mundo que Jesus estava vivo.

Outro homem que Jesus escolheu chamava-se Tadeu (do lado direito, em baixo). Ele era um homem que sabia o que cria, e ninguém podia mudar sua ideia. Você é como Tadeu? Você sabe o que crê a respeito do Senhor Jesus? Tadeu nem sempre entendia tudo, mas permanecia fiel, fazendo o trabalho que deveria fazer. Era o nono discípulo.

Talvez você esteja pensando, "Pois bem, ninguém presta atenção em mim. Parece que não sei fazer nada de especial" Neste caso, você vai se interessar no discípulo número dez (do lado esquerdo, em cima). Jesus escolheu um discípulo sobre o qual sabemos muito pouco. Seu nome era Tiago, o Menor. Seu-pai se chamava Alfeu, sua mãe seguia o Senhor Jesus (Marcos 15:40). Talvez fosse ela quem apresentou seu filho ao Salvador. A Bíblia não nos diz a razão porque Tiago ficou com o apelido "o Menor". Talvez ele fosse mais baixo do que o outro Tiago, irmão de João, ou


talvez o outro fosse um líder e parecesse mais importante do que ele. De qualquer forma, Tiago, o Menor, não tinha nada para oferecer a Jesus pelo perdão dos seus pecados. Ele sabia que só Jesus poderia perdoá-lo.

O décimo primeiro discípulo chamava-se Simão, o Zelote (do lado direito, em cima). Ele amava a sua terra e deveria ter sido um soldado forte e corajoso. Estava pronto a lutar por aquilo que julgava ser certo. Simão, o Zelote, era membro de um grupo de homens que estava tentando dar um golpe contra o governo Romano, para que a terra de Israel fosse libertada dos romanos. Mas, no dia em que o Senhor Jesus chamou Simão, o Zelote, ele tomou a decisão de seguí-lO. Assim, sua vida foi transformada e ele usava sua, forças para servir a Deus.


O último discípulo a ser chamado pelo Senhor Jesus era Judas lscariotes. Era o único de todos os discípulos que vinha de uma parte diferente do país. (O nome Iscariotes indica que Judas vinha da Judéia. Os outros eram da Galiléia.) Judas foi escolhido pelos outros discípulos para ser tesoureiro e cuidar do dinheiro do grupo inteiro. Ele estava presente, ouvindo os ensinamentos do Senhor Jesus, durante três anos, junto com os outros discípulos. Mas Judas, não sabemos porque, tomou a decisão de trair o Senhor Jesus, voltando-se contra Ele. Ele indicou aos lideres, que queriam matar o maravilhoso Filho de Deus, onde poderiam encontrá-lO. Ele traiu o Senhor Jesus por dinheiro. Por que ele fez tal coisa?… Será que ficou desapontado uma vez que Jesus não estabeleceu logo Seu reino na terra? Não sabemos a sua razão. Mas uma coisa sabemos: Judas tomou uma decisão muito errada.


Doze discípulos foram escolhidos pelo Senhor Jesus. Você notou como eram diferentes uns dos outros? Alguns eram homens muito simples; outros eram lideres. Uns tinham gênio forte; outros eram fechados, pensando muito antes de falar ou fazer alguma coisa. Um escolheu ir peio seu próprio caminho em vez de continuar no caminho de Deus. Nenhum dos doze era perfeito, como era o Salvador que os escolheu. Todos eles tinham pontos fracos. O Senhor Jesus conhecia suas fraquezas. Mas, olhando para eles, Ele sabia o que podia fazer por eles e como poderia também usá-los no Seu trabalho. Cada um deles tinha de crer em Jesus, em primeiro lugar, como o Filho de Deus que tinha poder para perdoar seus pecados. Depois, conforme eles se tornaram discípulos do Senhor Jesus, obedecendo-Lhe, Ele mudou suas vidas. E Ele os usou para ensinar e treinar outras pessoas.

Pensando nos doze homens escolhidos pelo Senhor Jesus, será que você notou qualquer semelhança com você em algum deles? (Chame a atenção para a silhueta no meio).

Vamos cantar o cântico que aprendemos sobre os discípulos, lembrando que Ele também escolheu cada um de nós para seguí-lO, onde quer que Ele nos leve. Deus tem um plano para sua vida. Quer que você Lhe seja obediente. Para você obedecer a Deus, deve aprender da Sua Palavra as coisas que Ele quer que faça. Isto inclui obedecer a seus pais, aprender suas lições, ser bondoso e contar aos outros o que o Senhor Jesus já fez por você. Talvez Deus queira que você seja um mensageiro, indo com o Evangelho para outro país. Ou pode ser que queira que seja um piloto, um pastor, um fazendeiro, uma secretária, uma dona de casa, um escritor, um artista ou um músico. O que quer que Ele peça para você fazer, ou onde quer que mande você ir, quer que você fale do Seu amor. (Lembre o versículo decorado). Deus está ensinando você através da nossa lição de hoje e preparando-o para o trabalho especial que Ele já planejou.

Concluindo a Lição

(Cante "Foram Doze Apóstolos" com as crianças, devagar e pensativamente. Faça um apelo para as crianças que ainda não receberam Cristo como Salvador, pedindo que indiquem seu desejo de receber Cristo de uma das seguintes maneiras: ficando de pé, levantando a mão, ficando sentado quando os outros saírem, ou outro método que você já usou com êxito. Indique claramente o que devem fazer. Providencie aconselhamento para as crianças decididas. Também, convide as crianças já salvas a entregarem suas vidas ao Senhor. Elas poderão orar silenciosamente, dando-Lhe suas vidas, ou dizendo-Lhe o quanto o amam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário