sábado, 22 de abril de 2017

Transformação de Vidas

Estava lendo um texto sobre Transformação de Vidas, através do Evangelho da Graça de Deus e venho compartilhar com você!

Transformação de Vidas
A PEDAGOGIA DE JESUS, O Mestre por Excelência 7ª edição – ed. JUERPE - páginas 149 a 151.

                       Jesus disse que viera para por em liberdade aqueles que estavam presos[1]. A regeneração era o próprio cerne de sua tarefa. As gargalheiras[2] do pecado seriam quebradas e a alma humana estaria livre. A libertação e a transformação de almas eram pontos capitais de sua obra. Pedro foi transformado, e seu caráter, dantes impulsivo e instável, foi modificado radicalmente, tornando-se pessoa firme, corajosa e confiante no Mestre. João, jovem de cabeça quente que era, tornou-se um ancião amado e cheio de amor. Tiago adquiriu no contato com o Mestre aquela fibra e estofa de que se fazem os mártires. O caráter de Mateus foi reformado. Saulo, o perseguidor, tornou-se Paulo o perseguido apóstolo aos gentios. Zaqueu, o ganancioso cobrador de taxas, tornou-se "o primeiro filantropo cristão, dando metade de seus bens aos pobres e devolvendo quadruplicadamente o que houvera cobrado ilegalmente". Uma decaída[3], transformada, tornou-se missionária do seu povo. Estes, e muitos outros mais, foram transformados e depois enviados a anunciar as Boas-novas. "Onze homens, feitos de novo, incessantemente marcharam com o seu espírito, para incontáveis milhões de batalhas em favor da Verdade Divina... onze dos maiores benfeitores da raça humana."

                       O que é verdade acerca desses que ele ensinou durante seu ministério terrestre é também verdade acerca daqueles que, depois de sua morte, receberam a influência de suas lições e do seu espírito. Através dos séculos se nota a presença dessa corrente viva e contínua de discípulos transformados, que continuam a moldar o destino do mundo. Agostinho, de pecador inveterado e desabusado, foi feito um cristão fiel e piedoso, e com seus ensinos e escritos influenciou por séculos o pensamento cristão. Abelardo apanhou o espírito do Mestre e, por seus ensinos na Universidade de Paris, fez do cristianismo uma religião pensante e preparou o caminho para a Reforma. Lutero apanhou claramente suas ideias e, como professor, escritor e líder, realizou a Reforma e mudou a marcha da civilização.

                       O espaço não nos permite falar de Comenius[4] e da educação morávia, de Robert Raikes[5] e do glorioso movimento das Escolas Bíblicas Dominicais, de Francisco Clark e do trabalho de jovens, e doutros mais como Wesley[6], Moody[7] e Kágawa. Esses caracteres transformados, na verdade, "venceram reinos, praticaram a justiça" e mudaram o curso da história. A vida deles prova o poder transformador da presença e habilitação de Cristo.


[1] Evangelho Segundo Lucas 4:18,19.

[2] (https://www.priberam.pt/dlpo/gargalheiras) gar·ga·lhei·ra – substantivo feminino;
1. Cadeia de ferro com que se prendiam os forçados.
2. Coleira de pregos que se põe aos cachorros de pastor.
3. [Figurado]  Jugo, opressão.

[3] Evangelho Segundo João 4:1-43

[4] Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius; em português, Comênio; (Nivnice, 28 de março de 1592 - Amesterdão, 15 de novembro de 1670), foi um bispo protestante da Igreja Moraviana, educador, cientista e escritor checo. Como pedagogo, é considerado o fundador da didática moderna. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Comenius)

[5] Robert Raikes (Gloucester, 14 de setembro de 1736  5 de abril de 1811) foi um filantropo inglês e leigo anglicano, conhecido por sua promoção de Escolas dominicais. Precursoras da educação pública e até 1831 tendo educando 1.250.000 crianças, elas são vistas como as primeiras escolas do sistema educacional público Inglês. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Raikes).

[6] John Wesley (Epworth, Inglaterra, 17 de junho de 1703  Londres, 2 de março de 1791) foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento metodista e, ao lado de William Booth, um dos dois maiores avivacionistas da Grã-Bretanha. (https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Wesley).

[7] Dwight Lyman Moody (5 de fevereiro de 1837 - 22 de dezembro de 1899), também conhecido como D.L. Moody, foi um evangelista e editor americano que fundou a Igreja Moody, a Escola Northfield, a Escola Mount Hermon em Massachusetts (agora chamada Escola Northfield Mount Hermon), o Instituto Bíblico Moody e a Moody Press. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dwight_L._Moody)

Nenhum comentário:

Postar um comentário