sábado, 18 de março de 2017

Cronologia da Páscoa

Cronologia da Páscoa
(vários textos Bíblicos)

Olá, crianças hoje vamos aprender a Páscoa através da Palavra de Deus. O seu significado? Onde foi celebrado a primeira e segunda Páscoa? E o que elas simbolizam para nós hoje?

Hoje vou montar um quebra cabeça com 12 peças que vai formar uma figura em ordem cronológica e quero que você preste atenção porque vou fazer perguntas para saber se você aprendeu o que é a Páscoa!

A 1ª figura (mão amarradas↑) – (Êxodo 1:8-14) Representa o povo de Israel no cativeiro do Egito, por 430 anos (Êxodo 12:40) eles amargaram a vida com dura servidão, em barro, em tijolos, em trabalhos no campo e  sofriam com a tirania do reino do Egito.

A 2ª figura (Sarça ardente) – (Êxodo 3:1-15) Num certo dia estava Moisés, cuidando das ovelhas no deserto próximo do monte Horebe “conhecido como monte de Deus), Moisés viu algo e quando subiu encontrou uma sarça “tipo de planta” que estava em chamas mas não queimava. Naquele local Deus falou com Moisés – Disse-lhe Deus v.7 “…vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor…” v.10 “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.”

Nossa 3ª figura (sangue nos umbrais) – (Êxodo 5:1-2) Quando Moisés foi ao rei do Egito “Faraó” e pediu que o seu povo fosse liberto, o Faraó endureceu o seu coração e não deixou o povo ir. Deus mostrou o seu poder enviando 10 praga (Êxodo 7:14 a 12:36), na última praga Deus institui a Páscoa por estatuto perpetuo 12:14. Através do sacrifício de um cordeiro perfeito e o seu sangue foi colocado nos umbrais das casas simbolizando uma aliança com Deus, a casa que tivesse essa marca não sofreria com a morte do filho primogênito.

Depois da decima praga Faraó reconheceu a derrota e deixou o os filhos de Israel irem embora do Egito.

Essa foi à primeira Páscoa a libertação dos filhos de Israel que viviam no Egito como escravos.

Durante muitos e muitos anos Israel celebrou a Páscoa, mas eles abandonaram a Deus e fizeram coisas eradas que não o agradava e se tornaram cativos novamente tanto do pecado que os afastava de Deus (Romanos 3:23) como de um outro reino tirano. Foi quando Deus enviou o Seu Filho primogênito para vim salvar a todos. (João 3:16)
A 4ª figura (cálice e pão) – Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos que foi a última ceia que Jesus tomou com os discípulos e ensinou que o Pão era o seu Corpo e que o vinho o seu Sangue – Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26;Lucas 22:7-20.

A nossa 5ª figura (orando) – Jesus após celebrar a páscoa vai para monte das Oliveiras ora porque Ele iria passar por um momento muito difícil e duro – Mateus 26:36 a 46; Marcos 14:32-42;  Lucas 22:39-46

Nossa 6ª figura (mãos amaradas) – Jesus é preso e foi levado a presença de Caifás – Mateus 26:57

A 7ª figura (mão indicando) – Depois de ser julgado pelos principais sacerdotes, Jesus foi conduzido para a presença de Pilatos, que o castigou severamente e o condenou a morte – Mateus 27:11-26; Lucas 23:13-25

A 8ª figura (coroa de espinho) – Jesus é coroado rei com uma cora de Espinhos – Mateus 27:28-31; Marcos 15:16-20

Em nossa 9ª figura (cruz mão) – Jesus carregava a cruz, mas não estava suportando tanta crueldade e sofrimento, foi quando um homem chamado Simão, a quem o obrigaram a carregar a cruz de Jesus – Mateus 23:32; Marcos 15:21; Lucas 23:26

A 10ª figura (3 cruzes) – Jesus é levado para o lugar chamado Gólgoata, que significa Lugar da Caveira e o crucificaram entre dois ladrões, um dos ladrões pediu perdão e foi perdoado – Lucas 23:26-49

A 11ª figura (túmulo) – Jesus após morrer na cruz por nossos pecados, José de Arimatéia foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus para ser sepultado. Após Jesus o corpo de Jesus ser colocado no túmulo rolou uma grande pedra e lacraram o local e também colocaram soldados vigiando, mas no primeiro dia da semana Maria Madalena e outra Maria foram ver o túmulo e ao chegarem lá encontraram um anjo que disse: “…Não temas; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou…” (Mateus 28:5-6)

E nossa última figura – (Atos 1:1-11) Aleluia, Jesus está vivo e quando estavam reunidos com Ele lhe disse: v.8 “…recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”

Essa é a verdadeira história da Páscoa, que fala do sacrifício de Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e no Evangelho de João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”.

Se você ainda não tem Jesus como Salvador e quiser fazer isso agora pode é só confessar os seus pecados e reconhecer como Senhor e Salvador pessoal.

Se tiver duvidas me procure no final e conversaremos (aproveite esse momento para apresentar o plano de Salvação com o Livro Sem Palavras e fazer aconselhamento)

No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier





↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ FIGURAS PARA DOWNLOAD ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ ↓ 

Link para download impressão em PDF A4







2 comentários:

  1. Como é bom ter notícias de que alguém que colocou em prática uma postagem do blog. Priscila é uma amiga que está na Palavra da Vida – NE e atua no MEBE (Ministério de Ensino Bíblico nas Escolas) como professora. Leiamos o que ela compartilhou comigo pela rede social WhatsApp…


    …achei:
    *Fiel às escrituras
    *Conta tim-tim por tim-tim a história dá verdadeira Páscoa
    * Os visuais correspondem a cada parte da história e também são atraentes
    * Muito inteligente pelo fato de formar no fim uma cruz

    Mesmo sendo 12 figuras e alguns detalhes inclusos em cada figura tornando um pouco mais demorado a aula de hoje do que de costume, as crianças prestaram atenção de maneira fascinante. Pela graça de Deus, além de um material excelente, Deus proporcionou um momento de quietude e interesse pelo que estava sendo exposto. A palavra de Deus foi semeada, não pude fazer o apelo, mas sei que Deus sabe aqueles em que a palavra brotará. Fico de coração grato por demais em fazer parte com irmãos mais experientes no serviço do Reino.

    ResponderExcluir
  2. Usei este recurso "cronologia da páscoa"o ano passado na escola onde sou coordenadora, aproveitei e usei as crianças para representar o rei do egito e outras para serem os escravos. E dez crianças entraram com os cartazes com as 10 pragas. Foi muito legal todos entenderam o verdadeiro sentido da páscoa.Estou vendo uma nova estratégia pra usar esta cronologia.

    ResponderExcluir