sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Uma Criança Nasceu!

UMA CRIANÇA NASCEU!
Um projeto de linha do tempo durante a época do Natal!

…hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11

Figuras/referencia Bíblica:

Megafone: Isaías 7:14
Anjo: Mateus 1:18-24
Manjedoura: Lucas 2:1-7
Cordeiro Lucas 2:8-20
Estrela: Mateus 2:1-2 e 11
Coração: João 3:16

A sugestão que trago hoje é uma adaptação de um material que encontrei no Blog Educando com a Tia Mara e Cia (http://educandocomatiamaraecia.blogspot.com.br/2013/08/historia-biblica-natal.html).

No mês de dezembro celebramos uma festa muito importante para nossas vidas, você sabe me dizer que festa é essa? Sim é o Natal o nascimento de Jesus Cristo o Filho de Deus perfeito e sem pecado.

A Bíblia não diz o mês e nem a data, mas temos esse dia registrado em nosso calendário para sempre lembramos no amor de Deus pelas pessoas. Nesse período natalino como é chamado popularmente, também é feito trocas de presentes entre familiares e amigos. Porém o melhor presente e mais importante, a Bíblia o livro de Deus ensina que foi a vinda Jesus Cristo ao mundo para nos salvar.

Acredito que muitos já ouviram essa belíssima História da Bíblia, e hoje quero lhe contar novamente para lembrar a sua mente. Vocês sabem que toda história tem início, vocês sabem aonde começou essa história?

Então vamos aprender para que você conte aos outros, preste bem a atenção!

Figura MEGAFONE
Tudo começou 700 anos antes de Jesus nascer, em existiu em Israel um profeta chamado Isaías, que anunciou o nascimento de uma criança especial.

Vejamos o que diz Isaías 7:14 “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.


Figura ANJO
Passado todo esse tempo numa cidade chamada Nazaré, um Anjo vindo da parte de Deus visitou uma mulher chamada Maria e anunciou que ela ficaria gravida de um bebê e que ele seria chamado de Emanuel que quer dizer Deus conosco.

Agora vamos ver o que diz Mateus 1:18-24.

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.

Deus é especial e preparou o melhor presente para nossas vidas. Jesus o seu filho.

Figura MANJEDOURA
Quando chegou o tempo de Jesus nascer, os seus pais estavam na cidade de Belém e não havia lugar para hospeda-los, então José encontrou um local bem simples para que Jesus pudesse nascer e Ele foi colocado numa manjedoura.

Lucas 2:1-7.

Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.


Figura OVELHA
Naquela noite um Anjo de vindo da parte Deus anunciou ao grupo de pastores de ovelhas que na cidade de Belém, tinha nascido o Salvador do mundo. E aqueles pastores saíram e foram ao local onde Jesus havia nascido.

Lucas 2:8-20.

Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração. Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.

Figura ESTRELA
Depois de um tempo chegou magos do Oriente em Jerusalém procurando a criança que havia nascido. E ao encontra-lo o adoram e lhe deram presentes que foram o ouro, o incenso e a mirra.

Mateus 2:1-2 e 11.

Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.

Figura CORAÇÃO
Jesus é o maior presente, porque foi Deus que o enviou para que todos os que creiam nEle sejam salvos e tenha a vida eterna.

João 3:16.

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Olha, crianças essa história ainda não terminou, um dia Jesus vai voltar para encontrar todos os seus filhos crerão fielmente nEle, mas isso eu explico em outro momento.

(Incentive as crianças participarem da EBD e de Culto Infantil – desta forma elas poderam aprender de verdades bíblicas que serviram para sua edificação espiritual)

Que Deus nos abençoe, e um Feliz Natal!

Agora podemos ter uma linha do tempo sobre a história do nascimento de Jesus Cristo o nosso único salvador.

Deixe claro para as crianças cada ponto e seu momento no tempo histórico.

Como sugestão você pode fazer figuras que podem ser usadas numa árvore e elas podem contar essa linha do tempo para a família.

Ao invés de temos uma estrela no topo da árvore poderemos ter um coração, escrito dentro João 3:16.

Abraços,
Marcelo Lieuthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário