quarta-feira, 30 de março de 2016

O Presente Perfeito

O Presente Perfeito
Velma E. Zimmerman
Revista O Evangelista de Crianças — edição: abril/maio/junho de 1983

Visuais:
Faça 7 cartazes, de papel cartão, no formato de uma caixa de presente. Em cada cartaz, prepare as seguintes figuras:
1) Menino preocupado
2) Vovó e menino
3) Mesa servida
4) Lápis e papel
5) Envelope – “A querida Mamãe”
6) Fichas: tira o pó, etc...
7) Menino alegre.



Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
Provérbios 31:30

Lição:
(fig. 001 – Menino Preocupado)
Tiago ajoelhou-se e orou: “Querido senhor Jesus, ajude-me por favor a encontrar um presente para dar à mamãe. Obrigado. Amém”

Desde que Tiago convidara Jesus para vir morar em seu coração, a oração se tornara real para ele.

Enquanto se vestia pensou: “Vou à casa da vovó. Ela também conhece a Jesus e, quem sabe, poderá me ajudar”. Chegando lá, foi logo explicando o seu problema a espera de ajuda.

(fig. 002 – Vovó e Menino)
— Vovó, eu orei pedindo a Jesus que me ajudasse a encontrar um presente para a mamãe. Ela está precisando de um vestido novo. Mas, estou sem dinheiro e não posso comprar nada.

— Tiago, se a mamãe está precisando mesmo do vestido, ela irá comprá-lo. O presente para o Dia das Mães não precisa ser caro, mas algo que mostre o quanto você a ama — vovó aconselhou.

Com esta resposta. Tiago tinha certeza de que a vovó não entendera o seu problema.

— Mas vovó, os  outros meninos e meninas estão comentando sobre os presentes que vão dar as suas mães. Eu também quero dar um bem bonito! Ela merece, mas estou sem dinheiro.

— Tiago, tenho certeza de que você não precisará de dinheiro para o seu presente — continuou vovó.

— O que a senhora está querendo dizer? – perguntou Tiago.

— Você pode demonstrar o amor que tem no seu coração através de pequenas coisas — respondeu vovó. Pense um pouco mais nisto e sei que Jesus responderá sua oração.

(volte a usar a fig. 001)

De volta para casa, Tiago pensou muito no que a vovó falava. “você pode demonstrar o seu amor que tem no seu coração através de pequenas coisas”. O que ela queria dizer? Parecia que a conversa com vovó na havia ajudado em nada. Então, orou novamente: “Querido Jesus, por favor, mostre-me como eu posso demonstrar à mamãe, através de pequenas coisas que eu a amo. Muito obrigado. Amém”.

Entrando em casa pela porta da cozinha, Tiago ouviu papai dizer:

— estou contente que você em casa, meu rapaz. Estou precisando de alguns parafusos para terminar isso aqui. Você pode ir à loja comprá-los?

Tiago foi alegremente fazer este serviço para o papai. Ao voltar da loja, mamãe estava ocupada preparando o jantar.

(Fig. 003 – Mesa Servida)

— Que bom que você chegou! — disse mamãe. Você poderia me ajudar, arrumando a mesa para o jantar?

De repente, Tiago teve uma ideia maravilhosa! Já sabia o que fazer para dar de presente à mamãe. Não via a hora de terminar o jantar e poder ir para o seu quarto.

(Fig. 004 – Lápis e Papel)

Logo após o jantar, pediu licença e saiu da mesa. Com alguns lápis de cor e papel, começou a trabalhar. Preparou um lindo cartão e mai algumas coisas… Estava muito ocupado naquela noite.



Finalmente, chegou o domingo, o Dia das Mães. Tiago pegou seu envolve e colocou em frente ao prato da mamãe, à mesa do café.

Papai abriu a Bíblia e, antes de orar agradecemos a Deus o café, leu um versículo que falava da importância das mães. Depois, todos oraram, agradecendo ao Senhor pela vida da mamãe.

Tiago não aguentava mais de ansiedade. Será que a mamãe iria gostar do seu presente?

(Fig. 005 – Envelope, “À querida Mamãe”)
Ela viu o envelope e o abriu. Deu um sorrio quando leu o que estava escrito no cartão. Levantou-se e deu um grande abraço e beijo em Tiago.

— olhe só – disse ela, mostrando seu presente para papai. É um envelope com vales de serviço. Vou ler o que está escrito no cartão: “Mamãe, escolha o que precisa. Farei com alegria tudo para ajudar”.

(fig. 006 – Fichas)
Dentro do envelope havia fichas que diziam em rimas: tirar o pó dos moveis, lavar a louça, molhar as plantas, guardar os brinquedos no lugar, ir ao mercado, ajudar nas compras, esvaziar os cestos de lixo.

— Ah, que maravilha! — exclamou o papai.

— Era exatamente o que eu precisava — disse a mamãe!

(fig. 007 – Menino Alegre)
Tiago sorriu. Agora sabia que o Senhor Jesus respondera sua oração e Lhe agradeceu. Ele realmente não precisara de dinheiro para dar à mamãe o presente perfeito!





Outras ideias:
— Esta lição pode ser dramatizada pelas crianças, no programa do dia das Mães.

— Em lugar dos cartazes, use bonecos de colher de pau, palitos ou fantoches. São necessários 4 bonecos: menino, vovó, mamãe e papai.


Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.
Provérbios 31:30


Visuais - Marcelo Lieuthier

Fonte:
Blog Escola Dominical Infantil – Rosemeire Ferreira Rocha
http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2014/01/revista-da-apec-abril-de-1983_29.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário