sábado, 3 de outubro de 2015

Jesus declarou, Eu Sou...

Jesus declarou, Eu Sou...

Ensino: Ajudar a compreender os vários aspectos da Pessoa de Jesus Cristos e sua Missão em anunciar as Boas Novas.

Método Visual: Usar uma Bíblia com as figuras dentro, despertando o interesse de qual será a próxima figura.


Fonte das Figuras: Extraídas da internet através de pesquisa de imagens no google.

Fonte do texto: Bíblia de Recursos para O Ministério com Crianças – APEC.

1)    O Pão da Vida (João 6:32-35)

O Pão é um alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como nosso corpo sente fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fonte de sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá Salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jó 23:12).







2)    A Luz do Mundo (João 8:12)

A escuridão é muitas vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é uma dentre muitas luzes; é a única “luz” que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na “luz”, a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como Salvador. Os crentes são também chamados de “Luz do mundo” (Mateus 5:14). Mas, somos luzes diferentes. Como a lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.






3)    A Porta e o Bom Pastor


Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus conterrâneos (pessoa que é da mesma região que mora) cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas eram chamados de pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado “aprisco” com uma única passagem. Não havia portão (ou porta) nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada. Jesus é o Único que pode garantir-nos entrada no Reino dos Céus. Uma vez que esteja no Seu reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu Protetor. Ele prometeu ser também o seu Provedor.

Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas. Os animais eram bem alimentados. Pastavam e dormiam em segurança. Outros eram descuidados, Jesus chama a Sim mesmo de O Bom Pastor e chama de suas ovelhas os que O receberam. O Senhor ama as Suas “ovelhas”. Como nosso Bom Pastor, Jesus nos garante que irá suprir todas as nossas necessidades (Salmo 23). Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege de nosso inimigo, o diabo, que busca nos “devorar” (I Pedro 5:8).

Alguns pastores eram “empregados” e não donos das ovelhas que cuidavam, quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixando o rebanho desprotegido. O bom pastor, de outra maneira, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas – até a dar sua própria vida. Visto que Jesus, seu Bom Pastor, deu Sua vida na cruz para pagar pelo seu pecado, você certamente, confiar, nEle para permanecer a sue lado a vida inteira, suprindo todas as suas necessidades (Hebreus 13:5,6).

4)    A Ressurreição e a Vida (João 11:25,26)

Por ser o Criador Jesus tem pode sobre a vida e a morte. Ele mostrou Seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado (trazido de volta à vida), Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida aos mortos. A Bíblia diz que nascemos “mortos” em nossos pecados (Efésios 2:1). Quando você recebe Jesus como seu Salvador, Ele lhe dá nova vida espiritual, faz de você uma “nova criatura” (II Coríntios 5:17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro “eu” vai viver com Ele. Um dia o seu corpo também será ressuscitado.






5)    O Caminho, a Verdade, e a Vida (João 14:6
Quando você viaja, tem de escolher a estrada ou o caminho certo, para que possa chegar ao seu destino. Jesus chama a Sim mesmo de o Caminho porque só ao aceitá-lO como Salvador, podemos chegar ao céu.
O Senhor chama a Si mesmo de a Verdade porque, sendo a Bíblia a Palavra escrita (o termo grego é logos) a Verdade (João 17:17), Ele é a Palavra Viva (logos) da Verdade (João1:1). Ao chamar Jesus de logos, João o identificou como a expressão visível de Deus, Deus em forma humana. Jesus é o único ser Humano que compreendeu completamente, falou e viveu a verdade. Durante a Sua vida na terra, Ele mesmo, “nos libertará” (João 8:32,36). Como a Verdade viva m si mesmo (João 5:26). Quando O aceitamos, Ele traz vida aos nossos espíritos que até então estavam mortos no pecado (João 3:36). Esta vida espiritual nos capacita a ver o mundo sob uma nova perspectiva (João 10:10; 1 Timóteo 6:17b) e a viver cada dia de modo agradável a Deus (Filipenses 4:13; I João 4:4). Por termos a Sua nova vida, iremos juntar-nos ao Senhor nos Céus, nosso lar eterno.
6)    A Videira (João 15:5)
A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele é a Videira e nós os ramos. A não ser que o ramo esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus, nada podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário