sábado, 7 de fevereiro de 2015

Daniel na Cova dos Leões - Daniel 6.1-28

Daniel na Cova dos Leões
Daniel 6.1-28


Objetivo: Que a criança salva decida permanecer firme e fiel a Deus mesmo que tenha de ficar sozinha.

Verdade central: Deus vai ajudar a ser firme e fiel a Ele.

Versículo: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” Salmo 27:1a


Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças – APEC

INTRODUÇÃO
Você já foi tentado a deixar de fazer o que é certo (ler a Bíblia, ser honesto, obedecer a seus pais) porque outros que não conhecem Jesus como Salvador o pressionaram? Deus quer que você seja fiel, isto é, faça o que certo todo tempo – mesmo quando o fato de agir corretamente possa colocar você em dificuldades. Daniel decidiu ser fiel a Deus, sem medir as consequências.

ANDAMENTO
A. O rei Dario deu a Daniel uma posição elevada pelo seu excelente trabalho (vv.1-3).
Daniel vivia em outro país pagão, ele conhecia e servia o Deus verdadeiro. A cada manhã ele conversava com Deus. (Veja v. 1; Salmo 55.17 “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”). É possível que dissesse: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?” Salmo 27.1

B. Os outros líderes observavam Daniel, esperando apanhá-lo azendo alguma coisa errada; em vez disso, eles o acharam fiel no trabalho e na adoração a Deus (v. 4).
Outros podem sentir-se ameaçados e ressentidos quando você faz o que a Bíblia diz continue bondoso com eles, mas não deixe de fazer o que é certo. Deus vai ajuda-lo.

C. Frustrados, eles combinaram usar a fidelidade de Daniel contra ele (vv.5-7).
Aqueles homens tinham muita inveja de Daniel. Inveja é pecado; ela coloca o crime no seu coração. Você talvez nunca sentiu inveja, mas a Bíblia diz que você e eu pecamos (Romanos 3.23). Pecado é tudo o que você pensa diz ou faz que não agrada a Deus (mentir para os pais, colar numa prova, sair de um jogo por estar zangado, falar palavrões). Deus o ama, embora você seja um pecador. Por esta razão, ele enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz em pagamento dos seus pecados e ressuscitar. Se você pedir a Ele que o salve, Ele lhe dará a Vida Eterna e livrará você de pecados como a inveja que aqueles líderes estavam sentindo.

D. Os líderes intrigantes usaram a lisonja (bajulação) para fazer o rei assinar um decreto estabelecendo que toda oração devia ser dirigida a ele (vv. 8,9).
Naquela época o rei geralmente se considerava um deus. Ele apreciava pensar em outros se curvando apenas à sua pessoa. O orgulho impediu que Dario visse a verdade razão do decreto. Ele o levou a aceitar a adoração que pertencia a Deus e colocou seu amigo Daniel numa situação difícil. O castigo da desobediência era a morte, sendo o réu atirado à cova dos leões.

E. Daniel decidiu continuar sua adoração diária apesar do decreto (v. 10).
Naquela época Daniel tinha mais de 80 anos e era o administrador-chefe do império persa.
Sabendo que Deus o capacitou para ser fiel, Daniel decidiu continuar orando como sempre tinha feito – embora isto pudesse significar a morte. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus vai ajuda-lo a ser firme e fiel a Ele, mesmo que ninguém mais seja, como ajudou Daniel. Ser firme significa decidir, em seu coração e sua mente, que vai agradar a Deus, fielmente, cumprindo isso. Na hora do almoço, Deus pode ajudar você a orar antes de comer, embora outros não façam isto. Na sala de aula, Deus pode ajudá-lo a explicar a sua fé na Bíblia, embora outros possam discordar. Em casa, Deus pode ajudá-lo a explicar a sua fé na Bíblia, embora outros possam discordar. Em casa, Deus pode ajudá-lo a levantar-se na manhã de domingo para ir ao culto, embora ninguém mais em sua família vá com você. Algumas vezes, quando você é fiel a Deus, outros talvez não compreenderam ou até achem ruim, mas a Palavra de Deus diz… (leia 1 Coríntios 15.58a). Não permita que a pressão exercida por outros o impeça de fazer o que é certo. Deus vai ajudá-lo a ser fiel, como Daniel foi.

F. Os inimigos de Daniel o acusaram diante de Dario (vv. 11-13).



G. O rei, entristecido, se esforçou sem sucesso para desculpar Daniel (vv. 14,15).
Nem mesmo o rei Dario tinha autoridade para mudar uma lei dos medos e persas.

H. Com relutância, Dario ordenou que Daniel fosse atirado ao leões, encorajando a Daniel a confiar no seu Deus (vv. 16,17).
O rei podia ver que o Deus de Daniel era real, porque tinha observado o poder divino na vida dele. No entanto, por não conhecer a Deus pessoalmente, Dario não conseguia confiar nele.

I. Enquanto Daniel enfrenta os leões, Dario não conseguia dormir, com o coração pesado (vv. 18,19).
Dario não podia ajudar Daniel, mas Deus podia. Deus já o havia ajudado a ser fiel; agora o auxiliaria a enfrentar a enfrentar as maldades que outros, por raiva, estavam fazendo com ele. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus vai ajudá-lo a ser firme e fiel a Ele, sem levar em conta a reação de outros. Quando orar na hora do almoço, alguns podem rir de você, mas outros podem notar isto e começar a pensar sobre a bondade de Deus para com eles. Quando você testemunha na classe sobre a sua fé em Deus, alguns podem discutir com você, mas alguém pode ouvir o que você diz e mudar a maneira de pensar que é um tolo, mas um dia um deles pode resolver ir com você e começar a aprender sobre Deus. Mesmo que ninguém tenha uma atitude bondosa para com você, Deus vai ajudá-lo a ser firme e fiel a Ele. Deus até promete recompensar a sua fidelidade no Céu (Apocalipse 2.10). Daniel permaneceu fiel a Deus mesmo naquela situação desesperada.

CLIMAX
Deus honrou a fidelidade de Daniel, protegendo-o dos leões (vv. 20-22).




FINAL
Conclusão
1. Daniel foi tirado da cova dos leões completamente ileso (v.
23).
2. Os acusadores colheram o que haviam semeado: foram lançados na cova e devorados pelos leões (v. 24).
3. O rei ordenou a todos que adorassem a Deus (vv. 25-27).
4. A fidelidade de Daniel foi recompensada; ele continuou como líder, fazendo sempre o que melhor que podia (v. 28).

B. Apelo (não salvos)
Deus recompensa fielmente, fazendo coisas maravilhosas para Seus filhos. Você já é filho de Deus? (João 1.12)

C. Desafio (salvos)
Mesmo sendo filho de Deus, você pode achar difícil ser fiel. (lembre as crianças das situações que mencionaram antes). Lembre-se de 1 Coríntios 15.58 e agradeça a Deus pela sua ajuda. Você vai decidir esta semana permanecer firme e fiel a Deus, mesmo que tenha de ficar sozinho? Deus talvez tenha lembrado você de uma situação em sua vida onde achou difícil ser fiel a Ele. Enquanto oramos juntos, converse com Deus sobre essa situação, pedindo a Ele que o ajude de maneira especial esta semana.

(Dê a cada criança um cartão e peça que escrevam nele uma situação difícil pedindo a Deus força para permanecer fiel a Ele).


Nenhum comentário:

Postar um comentário