quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Fornalha Ardente - Daniel 3.1-30

A Fornalha Ardente
Daniel 3.1-30
((22jan2015 - Acampamento Palavra da Vida - NE))

Objetivo do Professor: Que a criança salva defenda firmemente a sua fé em Deus, mesmo quando for perseguida.

Verdade Central Relacionada à Criança: Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que os outros façam ou digam.

Versículo: Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Salmo 34.8

Texto: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças APEC

INTRODUÇÃO
Alguém já lhe pediu para fazer algo que seja contrario ao que a Bíblia ensina claramente? Você já foi pressionado para mudar as suas convicções? Três jovens da Bíblia foram desafiados por um rei para irem contra as palavras de Deus – ou morrer. O que iriam fazer? Tudo começou quando o rei mandou levantar uma estatua tão alta quanto um edifício.

 ANDAMENTO
A. O rei Nabucodonosor fez uma enorme imagem de ouro (v. 1).
A imagem (estatua) tinha cerca de 30m de altura e 3m de largura. Professor: Tente encontrar algo em sua área que seja comparável a esta altura.

B. Ele ordenou a todos os líderes que comparecessem a consagração da imagem, caso contrário seriam lançados numa fornalha ardente (vv. 2-6).


C. Todos se curvaram, isto é, quase todos (V. 7)
Entre os líderes que o rei convocou, estavam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, três jovens cativos na Babilônia. Eles conheciam o Deus único e Verdadeiro que tinha feito o céu e a terra, Aquele que fez você e eu. Você conhece o Deus único e Verdadeiro? E Seu Filho? Ele quer que você O conheça (João 17.3). Deus ama tanto você que enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz em seu favor. (Discuta a morte e a ressurreição de Cristo). Se você receber Jesus como seu Salvador do pecado, Deus o tornará Seu filho e lhe dará a Vida Eterna. Aqueles três homens eram Filhos de Deus. Eles conheciam e adoravam só a Ele e jamais se curvariam diante daquela estatua (Êxodo 20.4,5; Mateus 4.10).

D. Irado com a recusa dos três jovens em se curvarem, o rei ofereceu a eles mais uma oportunidade para adorar o ídolo ou serem queimados vivos na fornalha ardente (vv. 8-15).

“E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?”, gabou-se o rei, desafiando a crença deles no poder de Deus. Como seria necessário coragem para ficar ao lado de Deus naquela situação desesperada! Defender a fé em Deus é, geralmente, difícil e pode provocar perseguição ou sofrimento. Mas, se você conhece o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que outros façam ou digam. A sua fé em Deus já foi desafiada? Outros talvez tenham tentado pressionar você a crer que Deus não fez tudo em seis dias, mas que tudo evoluiu do nada. E possível que lhe peçam na escola para manter a mente aberta até que veja ou ouça alguém guiando a sua mente, e é encorajado a usar palavras especiais para falar com esse guia. Alguém pode mandá-lo ficar repetindo para si mesmo que você é o seu próprio deus e que tem poder para fazer tudo. Estas coisas não são verdadeiras. Como salvo, você deve deixar que Deus lhe dê coragem para ficar firme em sua fé. Isto significa confirmar o que a Palavra de Deus ensina e recusar envolver-se quando outros estiverem fazendo coisas erradas. Alguns podem rir de você, discutir, ou até recusar-se a ser seu amigo. Você pode até ser disciplinado por um professor por causa da sua convicção. Deus diz... (leia Salmo 34.8 “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”), mas Ele também promete ficar conosco, dando-nos coragem. No tempo oportuno, Ele irá recompensar a nossa fé (Mateus 5.11,12). Aqueles três jovens na Babilônia não sabiam se Deus iria salvá-los da morte ou por meio da morte, mas estavam dependendo de Deus para dar-lhes a coragem necessária para ficar firmes em sua fé.


E. Quando os três se recusaram calmamente a prostrar-se, o rei enraivecido ordenou que fossem amarrados e atirados na fornalha. Em vista de ter ordenado que aumentassem sete vezes o calor do fogo, seus soldados foram mortos ao obedecerem às suas ordens (vv. 16-23).

F. O rei Nabucodonosor olhou para dentro da fornalha e ficou esperando ao ver quatro homens e não três, passeando dentro do fogo (vv. 24,25).
O rei viu que os homens não estavam queimados e o quarto homem parecia um ser sobrenatural. Este pode ter sido o Senhor Jesus ou um anjo de Deus enviado para proteger os jovens. Deus os havia protegido do mal. Se você aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador, Deus pode dar-lhe coragem para ficar firme em sua fé, não importa o que outros façam ou digam. Você talvez tenha de enfrentar perseguição, mas Deus estará com você para ajudá-lo a ficar firme. Quando outros comentarem sobre a Evolução, você deve declarar a sua convicção de que Deus é o Criador. Se lhe pedirem para deixar que guias interiores falem com você ou para repetir palavras especiais que façam surgir seu próprio poder, recuse ser envolvido. Quando essas situações surgirem, peca a Deus para ajudá-lo a saber o que fazer. Talvez seus pais possam pedir ao professor que você trabalhe num outro projeto quando a classe estiver fazendo essas coisas. Se não puder evitar essas atividades, passe o tempo orando, pedindo a Deus para proteger sua mente e coração das crenças erradas e para ajudá-lo a pensar em versículos da Sua Palavra. Deus esta com você e lhe dará a força e a coragem para ficar firme (Efésios 6.10). O Senhor estava com aqueles três jovens mesmo entre as chamas da fornalha, e eles foram protegidos – para grande surpresa do rei.

G. Quando o rei chamou os três jovens para saírem da fornalha a e viu que seus corpos não tinham sido tocados pelo fogo, ele reconheceu o Deus deles como o Deus Altíssimo (vv. 26-27).

CLIMAX
Por causa da firmeza e coragem dos três homens, o rei decretou que todos deveriam honrar o Deus verdadeiro (vv. 28,29)

FINAL

A. Conclusão
1. Quem desonrasse o Deus verdadeiro seria castigado com a morte (v. 29).
2. O rei deu aos três jovens novas posições de honra (v. 30).

B. Desafio (Salvos)
Deus honrou a coragem mostrada pelos três jovens ao defender a sua fé. Ele honrará e também a sua coragem. Você vai ficar com Ele esta semana? Pode não ser fácil, mas Deus está com você para ajudá-lo a falar ou a recusar envolver-se em atividades erradas. Você pode fazer isso na força do Seu poder (Efésios 6.10). Quando você tomar posição ao lado de Deus, nem todos irão persegui-lo. Alguns se sentirão incentivados a apoiar você. Outros ficarão impressionados com a sua coragem e desejarão conhecer mais sobre o Deus. É possível que ate os seus perseguidores mudem de ideia sobre Deus quando observarem a sua fé. (Deixe as crianças orarem silenciosamente a Deus sobre o seu compromisso).

Apelo (Não salvos)
Você não pode defender a sua fé em Deus se não o conhece-lO como seu Salvador (João 1.12).



Nenhum comentário:

Postar um comentário