segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os Verdadeiros Símbolos da Páscoa

Os Verdadeiros Símbolos da Páscoa

Pr. Marcelo Lieuthier
Objetivo:Uma aula para Escola Bíblica Dominical.

Versículo para memorizar:
I Coríntios 5.7 …Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.

Visuais:
Figuras ou objetos. (Carne Assada; Ervas Amargas; Um Cálice de Suco de Uva e Uva; Uma Cruz; Um ovo de Avestruz; Um Cordeiro de Pelúcia; Um Coelho de Pelúcia; Um ovo de Chocolate; Um Tijolo; Um Mapa; Um Cutelo; Um Pão; Um Pão Asmo; Fig. de Túmulo;)

Lição Bíblica:Olá crianças hoje nossa aula é sobre os verdadeiros símbolos da história da Páscoa.

Quando chega esta época da páscoa o que vem a sua mente? (deixar as crianças responder – coelho, ovo de chocolate, peixe, vida de Jesus…).

Crianças você sabe onde surgiu a primeira Páscoa? (deixe as crianças responder)

A primeira Páscoa aconteceu ha muito tempo atrás, muito tempo mesmo. Ela foi registrada isto quer dizer anotada para que não fosse nunca esquecida.

Este registro estar na Bíblia, o livro de Deus, no Velho Testamento em Êxodo cap. 12, mas antes precisamos entender o porquê da páscoa? Essa história está nos primeiros 11 capítulos do livro de Êxodo.

Nestes capítulos, encontramos a história do povo de Deus que moravam no Egito (MAPA FIG. 001) naquela época, mas infelizmente eles foram transformados em escravos pelo Faraó (rei) e forçados as trabalharem fazendo tijolos de barro e palha (FIG DE HEBREUS ESCRAVOS ou TIJOLO 002). Deus levantou um libertador (líder) era um homem chamado Moisés.


Moisés foi instruído por Deus para procurar o Faraó e pediu para que libertasse o seu povo que sofria como escravos, mas Faraó disse não para Moisés, então Deus enviou dez pragas sobre o Egito. Faraó resistiu a nove das dez pragas, mas a decima foi muito forte, era a morte do filho primogênito de cada casa do Egito.

Para que nenhum filho primogênito de cada casa dos Judeus morresse, Deus instituiu a Primeira Páscoa. As instruções estão em Êxodo cap. 12.

v.5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito.

Era necessário o sacrifício de um CORDEIRO (FIG. 003) tinha que ser perfeito, macho e de um ano de idade.  O animal seria sacrificado (FIG DE CUTELO 004) o seu sangue seria recolhido em uma bacia, passariam o sangue nos umbrais de cada casa (FIG 005) para o anjo ao ver o sinal passasse adiante.


v.7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;
v.13 O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora, quando eu ferir a terra do Egito.

E comeriam a carne do cordeiro assada (CARNE ASSADA 006) sem tempero algum.
Também comeriam ervas amargas (ERVAS AMARGAS 007) pães asmos (pão sem fermento) (PÃES ARMOS 008)


v.8 naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a comerão.

Após aquela noite onde morreram muitos filhos primogênitos na casa dos egípcios que não acreditaram em Deus e não fizeram conforme a sua instrução. O povo de Deus foi liberto da vida de escravidão.

Páscoa no Velho Testamento quer dizer LIBERTAÇÃO DE UMA VIDA DE ESCRAVIDÃO.
A instrução de Deus era que essa data fosse comemorada a cada ano.

v.14 Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Esse é o primeiro registro da Páscoa, no Velho Testamento.

Êpa! Onde estar o coelho e o ovo de chocolate?


Realmente a Bíblia, o livro de Deus, até agora não falou nada de coelhos e ovos de chocolate.
Agora vamos ver o que o Novo Testamento diz a respeito da Páscoa.

No Evangelho Segundo João encontramos a história da Vida de Jesus Cristo, e o autor desse evangelho diz:

João 1.29 Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Jesus é comparado a um cordeiro, você se lembra do cordeiro na primeira parte de nossa aula hoje. Era Deus anunciando a vinda de Jesus Cristo para nos libertar do pecado, que nos faz escravos e nos coloca longe da presença de Deus.

Na noite que Jesus foi traído e levado, para ser julgado para morrer na cruz como um criminoso. Ele chamou os discípulos para comemorarem a páscoa como de costume, pois estava na época da Páscoa.

Mateus 26. 26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. 29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai. 30 E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Essa páscoa seria diferente e marcaria a vida de todos, até a nossa vida. Foi nessa Páscoa que Jesus pegou um pão (PÃO 011) e ao partir entre os discípulos e disse que era o seu corpo (o cordeiro)


João 6.35 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida;

Depois pegou um cálice de vinho (CÁLICE DE VINHO 012) (o vinho daquela época era diferente do que é feito hoje, ele não tinha álcool e era feito do suco de UVA 013 fermentado naturalmente). Ele disse: isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

Na mesma noite Jesus depois de celebrar a páscoa com seus discípulos, Jesus foi, traído e levado a julgamento e condenado como um criminoso a morte na cruz (CRUZ 013).


A Bíblia, O livro de Deus, diz:

Hebreus 9.22 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.

Jesus era o cordeiro de Deus perfeito, Ele não tinha pecado algum e mesmo assim deu a sua vida por nós, que somos pecadores e fazemos coisas erradas que nos afasta da presença de Deus.

Romanos 5.8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Quando Jesus foi posto na cruz o seu sangue foi aspergido como o cordeiro lá no Egito. Para nos libertar da escravidão do pecado, mas Jesus não ficou morto na cruz, Ele foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou. (FIG. DE TÚMULO 014)


Mateus 28.6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.

I Coríntios 15.3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Essa é a Páscoa registada no Novo Testamento.

Mais uma vez onde estar o coelho e o ovo de chocolate?

A Bíblia, o livro de Deus, não fala nada de coelho e ovo de chocolate, mas de onde vem essa história?

Essa história vem de povos antigos como os Celtas, Gregos, Egípcios, Fenícios, Chineses e muitas outras civilizações que acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo.

Ostera é a deusa da primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.

Estes antigos povos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

Crianças você sabe o que é "Theobroma"? Este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate.

Em nossos dias os ovos de chocolate e os coelhinhos de chocolate são os preferidos das crianças, porém é importante lembrarmos que estas coisas não possuem nenhuma relação com o sentido real da Páscoa. Também não são estes os símbolos presentes na páscoa, que a Bíblia, o livro de Deus, nos diz e tudo o que estar na Bíblia é verdadeiro.

Na Bíblia, quem criou o mundo foi Deus e não uma deusa chamada Ostera criada por homens. É só você ler Gênesis cap. 1.

Na Bíblia, Deus usa o cordeiro como o verdadeiro símbolo da libertação do povo de uma vida de escravidão.

I Coríntios 5.7 …Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.


Crianças se quiserem comprar ovos de chocolate, faça isto como quem compra chocolate e não com reverência pascoal, por que a introdução, tanto do ovo como do coelho nesta data, é de origem extra Bíblica isso quer dizer não estar no livro de Deus, a Bíblia. Portanto não é um principio e nem ordenança de Deus para nossas vidas.

Crianças qual é o verdadeiro símbolo da Páscoa?
Coelho e ovo de chocolate
ou
Jesus o nosso cordeiro pascal?

Vamos celebrar páscoa com os verdadeiros símbolos, que Deus nos abençoe nesta páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário