sábado, 24 de março de 2012

ÉPOCA - AS TRÊS CRUZES

AS TRÊS CRUZES

Pr. Marcelo Lieuthier

Esta lição eu conheci no ano de 1997, quando fiz o curso de Evangelista de Criança promovido pela APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças em Recife – PE com os mestres Pr. Abenildo e Irmã Jasi Santos. Com a proximidade da Páscoa, fui ver meus arquivos e encontrei o visual, então lembrei como ela é bem objetiva em apresentar o amor de Deus sobre nossas vidas.

Como eu disse, encontrei o visual e com uma ajudinha do Google encontrei o blog Cantinho das Histórias Bíblicas (http://cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com) e consegui novamente uma parte do texto desta belíssima História Bíblica sobre a crucificação de Jesus Cristo. Vou completar o texto com o sepultamento e a ressurreição de Jesus.

Bem vamos ao que nos interessa.

Lição Bíblica As Três Cruzes.
Esta Lição objetiva poderá ser usada como uma mensagem sobre a crucificação de Cristo, ou uma lição na ou época da Páscoa.

Texto Bíblico:Lucas 23.33-34; Mateus 28.1-6, 22-66; I Coríntios 15.3,4; Hebreus 9.22

Versículo para memorizar: 
“… sem derramamento de sangue, não há remissão.” Hebreus 9.22

Cânticos:Por Mim Morreu Jesus – Cânticos de Salvação vol. 1, nº 25

Visuais:
1) Cenário de Campo
2) Uma cruz de papel camurça vermelho 23x15cm.
3) Duas cruzes de papel camurça preto ou outra cor escura do mesmo tamanho.
4) Uma cruz branca de papel camurça colada no verso de uma das cruzes escuras.
5) Figura de um túmulo + pedra para tampar o túmulo + uma figura para dar exemplo do corpo de Jesus sendo sepultado + soldado.

Lição:
Há muitos anos atrás, três cruzes foram levantadas num monte chamado Calvário junto à cidade de Jerusalém.
Foi um dia muito triste, pois quem estava sendo crucificado foi Jesus Cristo o Filho de Deus perfeito e sem pecado [coloque a cruz vermelha no meio – conf. Fig001] a Bíblia, o Livro de Deus, nos ensina que Ele era o Cordeiro de Deus que nos purifica de nossos pecados (pecado é tudo o que desagrada a Deus). Quando Jesus foi crucificado, Ele derramou o seu precioso sangue na cruz para que os nossos pecados fossem remidos (remir é o mesmo que nos resgatar). O pecado nos prende de uma forma como se nós estivéssemos numa prisão. A Bíblia, o Livro de Deus, nos diz em Hebreus 9.22 (… sem derramamento de sangue, não há remissão.) A morte de Jesus foi necessária para o perdão dos nossos pecados I João 1.7 (Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado)

Neste mesmo dia dois ladrões foram crucificados juntamente com Jesus Cristo um de cada lado [coloque as cruzes pretas– conf. Fig002] estes dois ladrões eram criminosos. Eles tinham uma vida cheia de pecados porque praticavam coisas erradas, O Livro de Deus, diz Romanos 3.23 (pois todos pecaram e carecem da glória de Deus). Nós também praticamos coisas erradas e por isso somos também pecadores iguais aqueles dois ladrões, temos outros tipos de pecados como mentira, desobediência aos pais, palavrões…

Um dos ladrões zombava de Jesus, mas o outro o repreendeu dizendo que (… Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez) Lucas 23.40.41.

O Livro de Deus, diz que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) essa morte é viver eternamente longe da presença de Deus.

O ladrão que repreendeu o outro se arrependeu de seus pecados e pediu a Jesus Cristo que se lembrasse dele, então Jesus ao ver a sinceridade de seu coração disse ao ladrão arrependido [mude para a cruz branca – conf. Fig003] (Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.) Lucas 23.43

A Bíblia, o Livro de Deus, diz que (…O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia.) Miquéias 7.18 e (Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo em nos perdoar de todos os pecados) I João 1.9


Mas Jesus não ficou morto na cruz, naquele mesmo dia um homem chamado José de Arimatéia procurou Pôncio Pilatos (governador de Jerusalém) e pediu o corpo de Jesus para que fosse sepultado e não ficasse pendurado na cruz, Pilatos deu-lhe autorização para sepultar o corpo de Jesus Cristo.

[retire as três cruzes e coloque a fig. do túmulo aberto com a pedra de lado – conf. Fig004 em seguida coloque figura do corpo de Jesus dentro do tumulo – conf. Fig005].


Mas Pôncio Pilatos mandou vigiar o túmulo onde Jesus foi sepultado a pedido dos sacerdotes, pois eles temiam que os amigos de Jesus roubassem o seu corpo. Os sacerdotes acreditavam que Jesus era qualquer um, mas na verdade Ele era o próprio Deus em nosso meio.

A Bíblia, o Livro de Deus, diz que ao terceiro dia Jesus ressuscitou como havia dito. (Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia. Mateus 28.5-6) (… e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. I Coríntios 15.4) retire a pedra do tumulo [–conf. Fig006].


Aleluia! Jesus Cristo estar vivo e foi para o céu preparar muitas moradas para os que se arrependem de seus pecados e se tornam filhos de Deus (João 1.12).

Se você ainda não convidou Jesus para ser o seu Salvador, você pode fazer isso agora. É só convidar Ele para vim morar em seu coração neste exato momento. (der oportunidade as crianças para tomarem essa decisão).

Curso Bíblico – Investigadores da Bíblia – É GRATIS
LUZ DA VIDA
Caixa Postal 252
Cep. 55002-970
Caruaru – PE.

Fonte:http://cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Minhas anotações bíblicas.


Link para Lição Bíblica em powerpoint versão 97-2003.
============================================================================================
Link para Lição Bíblica em powerpoint versão 2007-2010

3 comentários:

  1. Paz pastor eu também fiz esse curso em Pernambuco e gostaria de encontrar a historial,elas três árvores da cruz ...O Sr. Pode conseguir para mim??? Eu dei meu material em Natal RN em 2007 e nunca mais consegui igual.... era uma linda ilustração da,Apc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz!
      As três árvores da cruz???
      Eu não conheço!

      Você está falando do sonho das três árvores?

      Excluir
  2. Tempo bom 1997 ano em que leciona crianças e era convidada pra contar histórias bíblicas nas congregações

    ResponderExcluir