domingo, 2 de outubro de 2011

Igreja – Sua Razão de Ser!

Igreja – Sua Razão de Ser!

Mateus 16. 13Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? 14E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. 15Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? 16Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Introdução:
Um dos grandes desafios da igreja contemporânea é de preservar sua identidade. Em vários momentos na história a igreja sofreu ameaças que visavam comprometer sua real natureza. A igreja contemporânea pode se contextualizar, porém deve manter-se fiel a sua essência e seus princípios, pois o Seu Líder não mudou e permanece o mesmo.
Hebreus 13.8Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

IGREJA, conceito

A Palavra igreja  encontrada no Novo Testamento vem da palavra grega Ekklesia que significa "um grupo chamado para fora" "convocado" ou "assembléia", não religiosa em seu sentido literal; como exemplo, podemos citar a passagem bíblica de Atos 19.39 onde lemos as seguintes palavras: " Mas, se alguma outra coisa pleiteais, será decidida em assembléia (ekklesia) regular."

O melhor conceito para "Ekklesia" traduzido como igreja no Novo Testamento é: Um grupo de pessoas que foram chamadas à parte, ou para fora de outro grupo de pessoas, com um propósito específico. No caso dos cristãos, um grupo de pessoas que foram chamadas para adorar Jesus, em comunidade e, que o reconhecem como legislador da igreja.

Partindo deste princípio, podemos conceituar a igreja em dois sentidos ou de duas maneiras.

Igreja universal de Jesus ou Igreja invisível:

O conceito de Igreja Universal encontrado no Novo Testamento é o que define como igreja, de uma forma geral, todos os salvos, não só os do presente, mas do passado e também do futuro. Ou seja, faz parte da igreja universal de Jesus ou igreja invisível todos os verdadeiros salvos de todos os tempos, de Adão até nos finais dos tempos, observe a seguinte referência bíblica:

“Hebreus 12.22Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia 23e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados”

A igreja é chamada de universal porque é composta dos verdadeiros salvos de todos os tempos e lugares.

Invisível porque, nesta condição, não pode ser vista e nem colocar os seus membros juntos. Esta é a igreja referida em todos os textos bíblicos com associação pessoal com Deus Pai ou Jesus (Mt 16.18; 1Co 15.9; Ef 5.25).

Igreja local (Congregação).

É possível fazer parte de uma igreja local, e não se estar incluído na igreja universal de Jesus. Várias passagens bíblicas onde se encontra a palavra Ekklesia traduzida para igreja, está se referindo a uma congregação ou uma igreja local (At 8.1; Rm 16.16; 2Tes 1.4), neste sentido, encontramos noventa e dois casos registrado no Novo Testamento.

Quando perguntamos a um cristão onde é sua igreja, imediatamente lhe vem à mente o endereço do local onde ele se reúne com outros cristãos para cultuar a Deus. Portanto posso conceituar a igreja local como:

Um grupo de pessoas que reúnem-se para adorar a Deus através de orações, louvores, leitura da Palavra “Bíblia”, recebendo e transmitindo a grande comissão.

Mateus 28.19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Igreja – Sua Razão de Ser!

A origem da igreja não estar contida dentro da concepção de uma construção com quatro paredes e telhado, mas essencialmente um local onde a “presença do Senhor Deus se faz presente”.
Gênesis 28.11Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.”
Sendo que, depois do sonho Jacó ouviu a voz de Deus, e pode dizer: “Este não é outro local senão a CASA DE DEUS e esta é a porta dos céus”

Igreja como Casa de Deus, um local onde Deus se faz presente, não se trata de um prédio simples ou moderno em sua estrutura. Mas trata-se de cada pessoa que carrega o Espírito Santo.
I Coríntios 6.19Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Atos 17.24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

A igreja é composta por pessoas que compreenderam o Plano de Salvação, reconhecendo o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, para a remissão de seus pecados. (Romanos 3.23; Hebreus 9.22)

Em Atos 2.38 Pedro declara que o principal passo para fazer parte da Igreja é o arrependimento e o batismo que é um ato público de identificação com Cristo o reconhecendo como único Senhor e Salvador pessoal.

Portanto uma Igreja autentica em sua razão de ser, é a comunidade que reconhece o Senhorio de Jesus Cristo como único líder “cabeça” (Efésios 5.23; Colossenses 1.18), transmitindo a outros o testemunho de unidade e pensamento Efésios 4.5 e 6.

Como Igreja, temos uma responsabilidade no mundo.

A igreja tem uma posição de responsabilidade no mundo. Ela deve estar comprometida com a evangelização, educação e ação beneficente.

Compete à igreja evangelizar o mundo, anunciando as boas novas do evangelho de Cristo.
Mateus 28. 19Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.)

A evangelização começa na localidade onde está a igreja. Logo depois, se estende na cidade, estado, país e tem como alvo outras partes do mundo. Assim a igreja está em sintonia com o que disse Jesus Cristo:

“Atos 1.8mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

Não podemos mudar o mundo sozinho, mas com a ajuda de Deus podemos levar as boas novas a alguns e estes a mais outros, isto vai até aos confins da terra. Esta deve ser a razão da existência da igreja no mundo.


 
Embora a Evangelização seja a base fundamental da trilogia referida “evangelização, educação e ação beneficente” junto com a evangelização devem caminhar a educação e ação beneficente.


A obra de beneficência vai ser o resultado do amor que a igreja devota aos perdidos. Será, na realidade, a prática do que Jesus ensinou na parábola do bom samaritano. Realizando-a, a igreja estará ensinando aos seus membros um evangelho prático e autêntico às Sagradas Escrituras.

Não praticamos boas obras para a salvação. Mas, porque somos salvos, devemos praticá-las, para honrar e glorificar a Deus e promover o bem de nosso próximo.

Tiago 2.18Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

A obra da educação, é também um estado eloquente do poder de Deus em nossas vidas. Temos que educar, doutrinar e preparar o povo intelectualmente e moralmente para ser responsável pelo desenvolvimento da prática como bons cidadãos.

No tocante a educação, a igreja deve ardentemente promover a Escola Bíblica Dominical como um dos principais pilares da igreja. Uma Escola Bíblica bem organizada, que atende aos crentes, seus filhos e aos moradores de seu bairro, pode ser uma poderosa agência de transformação moral, social, intelectual e espiritual.

Igreja um corpo vivo

Fazemos parte de um corpo vivo e devemos nos esmerar em dar o melhor no ensino das sagradas escrituras encorajando a viver a Palavra de Deus. Aos irmãos estender, um braço forte sempre que for necessário para que possam se levantar e caminhar para o dia em que o Senhor voltará e chamará a igreja “nós”, para vivermos eternamente com ele nos céus.

II Timóteo 3.16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

O nosso testemunho tem autenticado a Igreja como um corpo vivo?

Devemos viver como igreja, onde quer que estivermos, dentro ou fora do templo. A igreja como corpo vivo é assim denominada por causa dos que o adoram em espírito e verdade, não por existir um lindo edifício.

Hebreus 13.8Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

I Coríntios 6.19Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Atos 17.24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Para concluir nosso estudo de hoje:

Não devemos pensar que somos insignificantes ou sem importância dentro da igreja. Em Romanos 12, o Apóstolo Paulo declara que a igreja é composta por diversos membros e cada um tem sua utilidade funcional. Cabe a cada membro busca sabedoria diante de DEUS (Tg.1.5-6)  e se prontificar em trabalhar dentro da sua área de dons e talentos que Deus deu a cada um. (I Co. 12)


Marcelo Lieuthier
29 de setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário