quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CELEBRANDO O DIA DAS CRIANÇAS


Hoje 12 de outubro de 2011, Celebramos o dia das crianças na Igreja Batista Pinheirópolis – Caruaru – PE, com a participação de mais de 120 crianças e mais outras que foram chegando no decorrer da tarde.
 

Nossa gratidão a Missão Coração Nordetino, pelo material "OS AMIGOS DE JESUS".





CORAGEM PARA DAR TESTEMUNHO

INTRODUÇÃO
História de Kim da Coréia, onde um dia os soldados invadiram a igreja e pediram para as pessoas pisarem e cuspirem num quadro que tinha um foto de Jesus. O primeiro para espanto de Kim foi o Pastor e depois os líderes e irmãos da igreja. Mas Kim decidiu ser fiel e não fez, preferiu morrer do que negar o nome de Jesus.

(((na época de Cristo não existia maquina fotográfica))))

ANDAMENTO

(v. 1,2) O rei Nabucodonozor enviou soldados para invadir Jerusalém.

[O profeta Isaías havia profetizado a Ezequias que seus descendentes seriam levados cativos para servir o rei da Babilônia (2 Reis 2º.16-18)]

(v. 3,4) O rei ordenou aos seus comandantes que trouxessem de volta jovens fortes, sadios e inteligentes, das famílias reais.

(v. 4,5) Esses jovens bem escolhidos deveriam receber alimentação real e treinamento especializado.

(v. 6,7) Os jovens hebreus receberam novos nomes.
·        Daniel (“Deus é Meu Juíz”) — Beltessazar (“Que Bel proteja a Sua Vida”);
·        Hananias (“Deus é Grandioso”) — Sadraque (“Ordem de Aku”);
·        Misael (“Quem É o Que Deus É?”) — Mesaque (“Sou Insiguinificante”);
·        Azarias (“O Senhor Ajudou”) — Abede-Nego (“Servo de Nego”).

Os babilônicos queriam que os jovens se esquecessem do seu Deus. Mas, a mudança de nome não conseguiu que eles deixassem o Deus verdadeiro, amoroso e santo. Você pode conhecer este Deus confiando em Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Ele morreu e ressuscitou para tirar o seu pecado. Você conhecerá Deus e uma nova vida vai começar quando realmente confiar em Jesus Cristo (João 17.3). Os quatro jovens conheciam a Deus. Uma mudança de nome não os faria esquecê-lO.

(v. 8) Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

[Deus havia dado leis alimentares especificas ao Seu povo (Levítico 11.47; Ezequiel 4.13). O alimento oferecido a eles não foi provavelmente preparado de acordo com estas leis e, portanto, não seria certo comê-lo. O rei também costumava oferecer primeiro seu alimento e bebida a um deus pagão (veja Deuteronômio 32.37-38). Se Daniel e seus amigos aceitassem coisas oferecidas primeiro a ídolos, isto indicaria que acreditavam nesses falsos deuses.]
Daniel preferiu não comer aquilo que sabia que iria desagradar a Deus. Isto deve ter sido difícil, vendo todos os outros comerem toda aquela comida apetitosa. Mas, aceitá-la seria errado. Contaminar-se significa tornar sujo ou impuro. Como salvo, sabia que Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho em dizer não para as coisas que irão prejudicar seu corpo. Como o seu corpo pode ser prejudicado? (deixe as crianças discutirem coisas como fumar, beber, ingerir drogas, ler revistas ou ver vídeos de baixo nível.) Você deve decidir se vai aceitar essas coisas em seu corpo e sua mente. Deus, o Espírito Santo, vem viver em você quando crê no Senhor Jesus (I Coríntios 6.19-20). Deus quer que você O glorifique em seu corpo. Mantenha a sua vida livre das coisas que possam prejudicá-lo e contaminá-lo. Daniel decidiu não contaminar-se com a comida do rei.

(v.8) Daniel pediu permissão ao chefe dos eunucos para não comer a comida do rei.

(v. 9,10) Temendo por sua vida, o chefe dos eunucos receou permitir que Daniel não comesse o alimento real.

(v. 11-13) Daniel solicitou uma prova de dez dias, comendo apenas vegetais e tomando água.

(v. 14) Os quatro jovens tiveram permissão para fazer a prova.

Os outros talvez zombassem deles por não comer o mesmo alimento, mas os jovens fizeram o que sabiam ser certo. Não comeram aquilo que sabiam que iria desagradar a Deus. Se você já é salvo, Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho dizendo não às coisas que possam prejudicar seu corpo. Lemos em I Timóteo 6.11 que devemos “fugir” das coisas erradas e “viver uma vira correta”. “fugir” é “afastar-se de”. “viver uma vida correta” é escolher o que é certo segundo as leis de Deus, porque Deus quer ajudar você a ter uma vida agradável a Ele. (discuta como Ele pode ajudar você a afastar-se do fumo, bebida, drogas, e das revistas ou vídeos sujos.) Outros talvez zombem de você, mas você pode pedir a Deus para ajudá-lo. Tenho a certeza de que Daniel pediu a Judá de Deus, porque os outros iriam provavelmente rir dele.

(v. 15,16) Os quatro jovens hebreus passaram no teste de dez dias e tiveram permissão para continuar sua dieta durante três anos.

(v. 17) Deus deu a eles conhecimento, inteligência e sabedoria.

(v. 18,19ª) Quando o rei os entrevistou, a sabedoria deles mostrou-se superior à dos demais.

CLIMAX

(v. 19b,20) Deus honrou Daniel e seus amigos, permitindo que eles servissem diante do rei, que repetidamente comprovou que eram mais sábios do que qualquer outro em seu reino.

FINAL

Conclusão
Daniel e seus amigos continuaram servindo na Babilônia (v. 21) [(veja também 2.49; 3.30; 6.28). Daniel serviu a vários reis e já era bem idoso nos dias do rei Ciro]

Apelo (não salvos)

Deus dá aos que crêem nEle a força necessária para ter uma vida de coragem para dar testemunho. Você quer convidar o Senhor Jesus para ser o seu Salvador?
(Atos 4.12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.)

Apelo (consagrando sua vida)

Deus honrou Daniel e seus amigos por não contaminarem os seus corpos. Como crente no Senhor Jesus, Deus quer que você tenha coragem para dar testemunho afastando-se das coisas que prejudicam o seu corpo e preferindo agradar a Deus com uma vida correta.

Desafio
A cada manhã quando sair da cama peça a Deus para ajudá-lo a conservar a sua vida limpa. Nesta semana, quando outros quiserem que você faça alguma coisa que possa prejudicar seu corpo, peça a Deus para ajudá-lo a dize “não” e preferir o que é certo (I Timóteo 6.11).

Atividade Extra
Decorar o versículo “1 Timóteo 6.11 — Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros.”

Quem quiser o powerpoint é só deixar um comentário + e-mail!



 


 

 


2 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESTE MATERIAL PR. MARCELO. PODE ENVIAR PARA MIM?
    MEU EMAIL: SULAMITALIMA81@HOTMAIL.COM. DEUS CONTINUE LHE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  2. É um prazer poder atender sua solicitação!

    Já foi enviado para o E-mail: sulamitalima81@hotmail.com

    Forte abraço,
    Marcelo Lieuthier
    Atos 20:24

    ResponderExcluir