sábado, 17 de setembro de 2011

Fases do Crescimento Espiritual


Fases do Crescimento Espiritual

I Pedro 2.2desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (RA)


Hoje posso lhes afirma que há pelo menos quatro (4) coisas essenciais no desenvolvimento de um bebê que pode ser associada à vida de um crente, remido pelo sangue de Jesus Cristo.

Um neném durante o seu processo de crescimento precisa: COMER, FALAR, ANDAR e COMUNICAR-SE. Estas ações físicas podem ser associadas, no terreno espiritual como: ASSIMILAR A BÍBLIA, ORAR, OBEDECER e TESTEMUNHAR.

COMER — Mateus 4.4; I Pedro 2.2; Atos 2.42; Jeremias 15.16; II Timóteo 3.16-17; Colossenses 3.16.

Cada crente precisa aprender a alimentar-se regularmente da Palavra de Deus. É o único alimento espiritual que tem todas as vitaminas necessárias para o nosso desenvolvimento.

Um neném não sabe se alimentar sozinho e precisa que alguém lhe der de comer. Com o seu desenvolvimento ele vai aprender a se alimentar só, mas durante um bom tempo vai depender da ajuda de outros para preparar alimentos mais sólidos.

A medida que uma pessoas se torna nova criatura,  inicialmente vai depender da ajuda de todos para poder se alimentar da Palavra de Deus, mas com o passar do tempo ela própria vai aprender a se alimentar só.

Todos os dias precisamos nos alimentar para podermos nos manter saldáveis. O mesmo ocorre na vida espiritual de um crente. É fundamental o estudo diário da Palavra de Deus. Participar de um belíssimo banquete espiritual uma vez por semana, aos domingos, não é, de modo algum, suficiente para nutrir as vitaminas espirituais necessárias que precisamos para ter uma vida vitoriosa. É necessário um alimento diário para atender nossas necessidades espirituais.

A Bíblia tem as vitaminas VT e NT que são extremamente necessárias para o nosso crescimento espiritual. É um alimento adequado e rico em proteínas, sais minerais. O crente deve desenvolver a sua capacidade preparar o seu alimento e come-lo. Em decorrência, ele se capacitará também para preparar saborosas e suculentas refeições para outros.

FALAR — João 16.24; Mateus 21.24; Hebreus 4.15-16; I João 5.14-15; Salmo 66.18.

Falar com Deus em oração e alimenta-se da Palavra do Senhor são dois processos que se complementam. Uma criança não nasce sabendo falar nem o aprende sozinha, ela aprende ouvindo os outros. As crianças na fé aprendem a orar, ouvindo outros orarem.
Deus deseja ardentemente comunicar-se conosco. Ele busca a quem o adore em oração (João 4.23). Existem cinco (5) tipos básicos de oração:
Adoração e Louvor, Agradecimento, Intercessão, Petição e Confissão.

Um método muito útil para um crente alimenta-se e orar todos os dias é a Hora Silenciosa. Que a Organização Palavra da Vida produz.


ANDAR — João 14.21; 15.10, 14; Hebreus 5.8-9; Gênesis 22.18; II Coríntios 5.7; Amós 3.3.

O bebê aprende a andar dando um passo de cada vez. A nossa vida espiritual é o mesmo processo um passo de cada vez. Em termos espirituais ANDAR é OBEDECER ao Senhor. Uma vida de obediência da vontade de Deus constitui-se de uma série de passos. O Apóstolo Paulo usa a palavra andar para descrever a vida normal de um crente (Efésios 2.10; 4.1; 5.2, 8, 15).

O andar é um ato normal na vida de uma criança em desenvolvimento, anormal, trágico até, é ela não andar. A desobediência pode gera paralisia na vida cristã de uma pessoa.

Ser submisso ao Espírito Santo, momento a momento, é que capacita o crente a andar corretamente diante de Deus.

“Colossenses 1.10a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (RA)
COMUNICAR-SE — I João 1.3; I Pedro 3.15; Atos 1.8; Mateus 28.19-20; Atos 22.15.

O egoísmo e o egocentrismo é a ruína da qualquer pessoa.

Uma pequenina criança pode até desenvolver o egoísmo, mas com o passar do tempo ela vai perceber que não é o centro do universo e que precisa ter relacionamentos e responsabilidades com os outros.

Com o desenvolvimento do crescimento espiritual o crente vai sentir que precisa dar, comunicar e repartir o TESTEMUNHO.  Pelo testemunho ele vive altruisticamente e reparte com outros o que tem de mais precioso – a vida em Cristo. O nosso testemunho pode ser positivo ou negativo, através do que falamos e de como vivemos.

O testemunho é o transbordamento de uma vida autentica de Cristo em nossas vidas. A obediência e o testemunho são dois (2) processos de desenvolvimento que geram uma energia de potência ativa em nosso viver.

O ato de compreender que precisamos ASSIMILAR A BÍBLIA, ORAR, OBEDECER e TESTEMUNHAR, nos leva a reação de querer viver uma Vida Vitoriosa em Cristo nosso único Senhor e Salvador.

Que Deus na sua maravilhosa Graça, nos abençoe.
Marcelo Lieuthier

Link para powerpoint:
Fases do Crescimento Espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário