quarta-feira, 29 de junho de 2011

Voltando à Ativa.


Estou voltando à ativa com esta lição bíblica, O SINAL DE JONAS. Em breve estarei publicando novas matérias para departamento infantil.

O Sinal de Jonas é uma publicação da Revista O Evangelista de Crianças, produzida pela Aliança Pró Evangelização de Crianças – APEC. Eu refiz os visuais, espero que goste! Deixe seu comentário.

No Amor de Cristo,
Marcelo Lieuthier.


O Sinal de Jonas

Textos Bíblicos: Jonas 1, 2, 3 e 4; Lucas 11.29-30.

Preparo:
Desenhe as figuras em cartolina no tamanho ideal de sua classe. Para aderir ao flanelógrafo, coloque pedaços de flanela atrás.
Os círculos do semáforo devem ser pintados de verde, amarelo e vermelho. Para maior interesse é aconselhável fazê-los em separado, para serem colocados no momento certo.

Introdução:
Roberto ficou triste com seu tio. Ele avançara o sinal vermelho e acabou batendo noutro carro que passava na via preferencial. Além disso, o tio pôs a culpa no outro motorista, afirmando que o farol estava aberto para ele.
         —Porque as pessoas fazem isso? Pensava Roberto.

Lição:
         Do modo como o sinal de transito é usado para oferecer direção e segurança aos motoristas e pedestres, o Senhor Jesus também veio ao mundo para nos dar segurança e direção espiritual. Ele também é um sinal, Ele próprio afirmou: “… Esta é geração perversa! Pede sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, o Filho do Homem o será para essa geração.” Lucas 11.29,30.

         Um sinal perigo: (mostrar o sinal vermelho)

         Deus chamou Jonas e o mandou a Nínive prega: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.” Jonas 1.2. Como Deus é justo. Iria castigar o pecado do povo ninivita. A Bíblia ensina que “o salário do pecado é a morte”. Romanos 6,23. Enquanto andava pela cidade (coloque a figura de cidade) Jonas pregava em alta voz: “Ainda quarenta dias e Nínive será Subvertida” Jonas 3.4. Era o sinal vermelho. Essa verdade também se aplica a você. Se ainda não aceitou a Cristo (não convidou para ser o seu Salvador pessoal), você está em perigo. “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Romanos 3.23. Você também peca; mente, desobedece, é malicioso. Não avence o sinal. Pode ser perigoso.

         Mas, atenção, porque o sinal vai mudar (coloque o sinal amarelo).

         Quando Deus mandou Jonas à Nínive, ele tentou fugir de Deus. Pegou um barco para outra direção contrária. Viu-se envolvido, inesperadamente, em uma grande tempestade. Foi jogado ao mar e engolido por um grande peixe. Ali ficou três dias e três noites. Agora escute bem: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o filho do homem estará três dias e três noites no coração da Terra”. Mateus 12.40
         (mestre as figuras da cruz e ressurreição)
E assim se cumpriram os acontecimentos.
As coisas de fato foram assim. O Senhor Jesus, o Perfeito Filho de Deus, nasceu e viveu sem pecado. Ele obedeceu a Deus em tudo. “Andou por toda parte fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo.” (Atos 10.38). Enquanto, Ele entregou-se para morrer numa cruz. Seu sangue foi derramando. “sem derramamento de sangue não há remissão” (Hebreus 9.22). Depois disso, ele foi posto num túmulo novo. Soldados romanos ficaram de plantão, vigiando. Mas ao terceiro dia, ele ressuscitou dos mortos. Agora, na base da obra de Cristo, Deus nos oferece a Salvação.

 O Sinal verde (mostre a figura)

         Com a morte e ressurreição de Cristo, começou um novo tempo. Na Bíblia nós o conhecemos como o tempo da graça: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora porém, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam. (Atos 17.30)
         Do modo como os ninivitas se arrependeram, você também precisa se arrepender. Arrepender-se e aceitar a Cristo como seu Salvador. O sinal está verde para você. Você pode ser salvo agora mesmo se aceitar e Cristo como seu Salvador.
         (Terminar como apelo e aconselhamento dos decididos).

Fonte: APEC — Revista o Evangelista de Crianças






Nenhum comentário:

Postar um comentário